pube
Concurso de qualidade

8º Concurso de Cafés de Qualidade de Iúna está na etapa de provas

Edição 2022 do Concurso vai garantir um total de R$ 45 mil em premiações para os melhores Cafés de Iúna.

por Assessoria de Imprensa

em 07/10/2022 às 11h16

2 min de leitura

8º Concurso de Cafés de Qualidade de Iúna está na etapa de provas

Foto: divulgação PMI

Está acontecendo em Iúna o 8º Concurso de Cafés de Qualidade. Durante toda essa semana, entre os dias 03 e 07 de outubro, é a etapa da prova do café. Profissionais Q-graders avaliam o aroma, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, sabor, corpo, finalização e equilíbrio da bebida.

Na segunda, dia 3, a Juíza Nacional e Internacional de Provas de Cafés, Cecília Sanada, realizou a calibragem dos Q-graders que estão realizando a prova, ela também será juíza durante o concurso.

pube

No dia seguinte, terça-feira (4), foi feito o processo de torra dos grãos. O mestre de torra tem conhecimento em química e física e também utiliza referências sensoriais para analisar os grãos recém torrados.  Os demais dias são dedicados a prova do café. Os Q-graders avaliam e relatam a qualidade.

O resultado final do 8º Concurso de Cafés de Qualidade, juntamente com a premiação, acontecerá no dia 20 de outubro. Serão R$ 45 mil em dinheiro, distribuídos para as categorias: cereja descascado (desmucilado ou despolpado), natural e fermentado.

O Secretário de Agricultura de Iúna, João Marcos Gava, agradece a participação da Cooperativa dos Cafeicultores (Coocafé) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES), neste evento tão importante para a valorização dos grãos e produtores iunenses.