Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Modelos climáticos
La Niña deve perder força nos próximos meses e terminar no fim do verão

Periquito-da-praia
A vovó tinha razão! Estudo confirma potencial anti-inflamatório de planta da medicina popular

Modelos climáticos
Próximo El Niño deve ser formar em 2026

Mercado
Mesmo com menor demanda, baixa oferta garante estabilidade nos preços do mamão

Uma senhora de respeito. Há 82 anos, a Cooperativa de Laticínios de Cachoeiro de Itapemirim (Selita) está na mente e no coração dos capixabas. Com cerca de 2.000 cooperados, na sua maioria pequenos produtores de 51 municípios do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a Selita ostenta 80 produtos- com um “show de sabor, confiança e valor nutritivo ”, diz o slogan- comercializados no Estado, Rio e sul da Bahia.
Neste ano, a cooperativa conquistou pela sexta vez o prêmio “Marcas Ícones ”, nas categorias Leite e Queijo.Em entrevista para a Safra ES, o presidente da Selita,Leonardo Monteirofala sobre os produtos preferidos dos capixabas, lançamento de novos e o diferencial que o cooperativismo agrega à marca. Confira!

Safra ES- Como a Selita define a sua política de lançamento de produtos?
Monteiro- O lançamento de novos produtos é definido levando em conta diversos fatores, como atender às necessidades dos consumidores, que são conhecidas através de pesquisas que fazemos sistematicamente. Outros fatores também influenciam, por exemplo, a complementação do portfólio de um determinado produto. Enfim, são fatores diversos, que juntos nos permitem colocar um novo produto no mercado.
Safra ES- A que o presidente atribui tamanha credibilidade que a marca conquistou?
Monteiro- A credibilidade da marca Selita advém dos seus 82 anos de participação no mercado, sempre produzindo alimentos que têm na qualidade e na confiança seus grandes atributos. Para ter essa credibilidade em todos esses anos, nós procuramos a cada dia nos reinventarmos, na busca constante na excelência dos nossos produtos.
Safra ES- Desde quando a Selita industrializa produtos? A manteiga é o mais antigo? Ainda é o carro-chefe da marca?
Monteiro- É bom frisar que a Selita é uma cooperativa genuinamente capixaba, e temos orgulho disso. Formada por cerca de 2.000 cooperados, a maioria são pequenos produtores. A cooperativa industrializa seus produtos desde outubro de 1938. No início, a Selita produzia leite em sacolinha, manteiga e queijo. Hoje produzimos mais de 80 itens de produtos como leite UHT, queijo, manteiga, iogurte, doce de leite, requeijão, leite em pó e creme de leite. O leite UHT de caixinha é o carro-chefe da cooperativa.
Safra ES- Quais são os atuais “queridinhos” do consumidor?
Monteiro- Todos os produtos atendem os consumidores nas suas necessidades e desejos, com destaque para manteiga, doce de leite e requeijão.
Safra ES- A linha zero lactose está tendo boa aceitação? Os hábitos dos consumidores estão mudando ou em relação à Selita, ainda são tradicionais?
Monteiro- Apesar do mercado continuar a preferir os produtos tradicionais, já existe uma tendência, embora ainda pequena, de consumidores buscando produtos da linha zero lactose, em razão da intolerância à lactose, e também de outras linhas de produtos como alimentos funcionais. No Novo Parque Industrial que estamos construindo na BR-101- Safra, haverá espaço e condições de produzir alimentos diferenciados e de linhas especiais de produtos. O mercado e os consumidores vão nos direcionar para juntos produzirmos novos produtos, com a qualidade que faz a diferença.
Safra ES- Com a nova fábrica, há previsão de lançamento de novos produtos?
Monteiro- Com uma estrutura moderna, tecnologia de ponta, além de toda melhoria na gestão e nos processos, o novo Parque Industrial vai nos permitir produzirmos novos produtos, fortalecendo ainda mais os atuais, e possibilitar a cooperativa tornar-se ainda mais competitiva no mercado. Em um investimento de R$ 80 milhões, poderemos captar até 800 mil litros/dia de leite em uma área construída de 40 mil m2. Uma obra que vai proporcionar a cooperativa ter maior produtividade com menor custo, beneficiando nossos cooperados e possibilitando aos consumidores terem produtos ainda mais saudáveis, saborosos e confiáveis, como fazemos há 82 anos.
Safra ES- A marca “Somos Coop” também já vem sendo utilizada nos produtos Selita? Que diferencial o cooperativismo traz para os lácteos Selita?
Monteiro- Em todas as nossas divulgações, estamos inserindo “Somos Coop ”. É importante os consumidores conhecerem que a cooperativa é de todos seus associados. E uma das vantagens são as sobras que no final do ano são divividas com os cooperados. Isso fortalece e dá dignidade aos produtores, mantendo suas famílias no campo. O cooperativismo é o melhor sistema que existe no mundo para desenvolver uma atividade. E nós temos orgulho de ser uma cooperativa capixaba de verdade.





