Valorize seu imóvel

Como vender uma propriedade rural pelo melhor preço do mercado?

Imóveis oferecidos por pessoas sem o devido conhecimento e formação para atuar no mercado imobiliário pode gerar prejuízos

Quando falamos em vender propriedades rurais sempre defendemos que os proprietários escolham uma ou duas imobiliárias, um ou dois corretores, porque um dos grandes problemas de muitas propriedades é a perda de credibilidade.

A prática nos mostra, quando saímos para ver algumas propriedades, que é comum encontramos o mesmo imóvel sendo divulgado por muitas pessoas e por valores diferentes. E a
maioria dessas pessoas não tem o devido conhecimento e formação para atuar no mercado imobiliário e muito menos para atuar no específico mercado imobiliário rural.

Informações como documentação, aproveitamento da área, aptidão, água, distância do asfalto, tipo de solo, devem ser passadas com a maior precisão possível (Foto ilustrativa: Pixabay)

É muito comum encontrarmos propriedades sendo ofertadas pelo borracheiro da região, pelo mecânico, cabeleireiro, açougueiro e por muitas outras pessoas que não são profissionais do ramo. E aqui não vai nenhum juízo de valor para o importante trabalho realizado por cada um desses profissionais
mas, via de regra, eles não dominam todas as etapas que envolvem a compra e venda de um imóvel rural. “Cada macaco no seu galho ”.

Como podemos afirmar que a propriedade perde a credibilidade?

Uma pessoa informa que a propriedade
está a 10 quilômetros
do asfalto e, na verdade, ela está a 30 quilômetros. O outro informa que ela tem aproveitamento de 70% para lavoura, quando na verdade ela só tem 30%. Um terceiro informa que há uma linda casa sede (que ele mal conhece) e, na
verdade, a casa sede nem é tão boa assim… os exemplos podem ir se multiplicando.

As informações desencontradas, espalhadas por muitas pessoas que pretendem arrecadar algum valor com a indicação de um cliente, tiram a credibilidade da propriedade e distanciam clientes com potencial de compra e que não tem tempo a perder com longos deslocamentos que podem ser frustrantes.

Informações como documentação, aproveitamento da área, aptidão, água, distância do asfalto, tipo de solo, devem ser passadas com a maior precisão possível e com seriedade, ética e respeito por todos os envolvidos.

Uma propriedade anunciada por “todo mundo ” numa espécie de leilão é sempre vendida abaixo do preço que poderia ser negociada.
Ao contratar um ou dois profissionais especializados no mercado imobiliário rural, o proprietário poderá cobrar deles que as informações sejam passadas com exatidão, que a divulgação seja feita de modo a valorizar sua propriedade e esses profissionais, como seus representantes, certamente envidarão todos os esforços e investimentos necessários para entregar o melhor resultado.

Para quem compra, haverá a certeza de estar realizando um negócio seguro, uma vez que o profissional já terá checado antecipadamente toda documentação e tudo o que envolve o processo de compra.

Para fazer um negócio imobiliário com segurança, fale com David Mariano, especialista em imóveis rurais, representante da Nilo Imóveis, sua corretora rural no Brasil. Atuamos em todo o território nacional.

(27) 99921-8721

david.mariano@creci.org.br

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos