Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca
.jpg)
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou do 1º Encontro de Comércio Exterior, promovido pela Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), na terça (29), em Porto Alegre (RS).
O evento discutiu os principais impactos e as oportunidades proporcionadas pelo acordo Mercosul e União Europeia para a agropecuária e para a indústria.
“O acordo é uma ferramenta para ganharmos acesso a um mercado importantíssimo. Agora temos que fazer reformas no Brasil para melhorar a nossa competitividade ”, disse a superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, que representou a entidade no evento.
Segundo Lígia, essas reformas implicam investimentos do setor privado e do governo e é fundamental que os setores realizem eventos para discutir as consequências do acordo. “Foi uma grande oportunidade debater aqui no Rio Grande do Sul, que já é um estado exportador e com um potencial de comércio enorme, mas que ainda pode participar muito mais do comércio internacional do Brasil ”.
A superintendente de Relações Internacionais da CNA também destacou que o acordo é o mais amplo já negociado pelo Mercosul e que 81,7% das tarifas de importação da União Europeia serão eliminadas, zerando as tarifas para produtos brasileiros exportados como suco de laranja, frutas, café solúvel, óleo vegetal e peixes, entre outros.
Além das cotas e redução de tarifas, o acordo prevê para o agronegócio brasileiro medidas sanitárias e fitossanitárias com menos tempo de burocracia para inspeção, aprovação e habilitação de estabelecimentos.




