Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 22 de janeiro
.jpg)
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou do 1º Encontro de Comércio Exterior, promovido pela Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), na terça (29), em Porto Alegre (RS).
O evento discutiu os principais impactos e as oportunidades proporcionadas pelo acordo Mercosul e União Europeia para a agropecuária e para a indústria.
“O acordo é uma ferramenta para ganharmos acesso a um mercado importantíssimo. Agora temos que fazer reformas no Brasil para melhorar a nossa competitividade ”, disse a superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, que representou a entidade no evento.
Segundo Lígia, essas reformas implicam investimentos do setor privado e do governo e é fundamental que os setores realizem eventos para discutir as consequências do acordo. “Foi uma grande oportunidade debater aqui no Rio Grande do Sul, que já é um estado exportador e com um potencial de comércio enorme, mas que ainda pode participar muito mais do comércio internacional do Brasil ”.
A superintendente de Relações Internacionais da CNA também destacou que o acordo é o mais amplo já negociado pelo Mercosul e que 81,7% das tarifas de importação da União Europeia serão eliminadas, zerando as tarifas para produtos brasileiros exportados como suco de laranja, frutas, café solúvel, óleo vegetal e peixes, entre outros.
Além das cotas e redução de tarifas, o acordo prevê para o agronegócio brasileiro medidas sanitárias e fitossanitárias com menos tempo de burocracia para inspeção, aprovação e habilitação de estabelecimentos.




