Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes) acompanha com atenção e preocupação os impactos causados pela escassez hídrica em território capixaba e a possibilidade de agravamento da estiagem nos meses de dezembro e janeiro.
Nesta sexta-feira (08), a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) declarou Estado de Alerta sobre a situação hídrica no Estado, devido à seca e à baixa vazão nos principais rios e cursos d’água de domínio do Espírito Santo, e apresentou medidas restritivas e de recomendação para os diversos setores usuários do recurso natural que permanecem em vigor até a normalização da situação.
Portanto, conforme a resolução Agerh Nº 003, 07 de dezembro de 2023, publicada no Diário Oficial do Estado, os agricultores devem adotar o período noturno para a irrigação dos cultivos e ampliar o uso racional da água para a redução do consumo.
Exceto quando se tratar de captações em cursos de água superficiais destinadas à irrigação localizada de olericulturas, limitadas a uma área de dois hectares por propriedade; cultivos em estufas, com sistema de irrigação por microaspersões ou irrigação localizada; cultivo hidropônico; e viveiros para produção de mudas.
A Agência também recomenda que as Instituições de Fomento e de Crédito Agrícola suspendam imediatamente e por período indeterminado as operações para a implantação de novos sistemas de irrigação ou para a ampliação de sistemas já existentes, exceto nos casos em que os sistemas objeto do fomento ou crédito agrícola, sejam de trocas para sistemas de irrigação mais eficientes e que possibilitem a redução do uso de água.
O Sistema Faes/Senar-ES/Sindicatos Rurais está mobilizado em campanha junto aos produtores rurais e à sociedade na orientação e conscientização na economia e no uso racional da água.
Acesse a Resolução Agerh nº 003, de 07 de dezembro de 2023, publicada no Diário Oficial do Estado na íntegra aqui.




