pube
Cafés especiais

Matheus Narcizo, de Patrocínio (MG), é campeão de torra de café

Profissional da Expocaccer foi o que se manteve mais fiel à curva de torra planejada e, com o título, representará o Brasil no campeonato mundial, em Taiwan

por Assessoria de Comunicação BSCA

em 29/03/2023 às 15h20

3 min de leitura

Matheus Narcizo, de Patrocínio (MG), é campeão de torra de café

Eduardo H. G. dos Santos (2º lugar), Matheus Narcizo (campeão) e Vinicius de Lima Goulart (3º colocado). (*Foto: Divulgação BSCA)

“Que emoção! Uma sensação mágica e um orgulho poder representar o Brasil em um campeonato mundial, em meio a tantos profissionais qualificados que temos, e escrever essa história linda no Cerrado Mineiro”. Essa é a sensação de Matheus Narcizo, da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer), de Patrocínio (MG), novo campeão do Campeonato Brasileiro de Torra de Café. Na competição, realizada de 24 a 26 de março por Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), como ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, em Belo Horizonte (MG), Narcizo foi o profissional que se manteve mais fiel à curva de torra planejada, superou dezenas de competidores e levou o título da disputa, garantindo sua vaga no World Coffee Roasting Championship, mundial da categoria, que será realizado durante o Taiwan International Coffee Show, entre 17 e 20 de novembro, em Taipei (Taiwan). O segundo lugar ficou com Eduardo Henrique Gabriel dos Santos, da Fazenda Santiago, em Patos de Minas (MG), e o pódio foi completado por Vinicius de Lima Goulart, da Vilhena Specialty Coffees, de Lambari (MG). Narcizo destaca as competições de torra realizadas por BSCA e ApexBrasil como fator importante para o constante aprimoramento dos profissionais no país. “Acredito que os campeonatos servem para aumentar o nível técnico dos mestres de torra brasileiros. Com isso, conseguimos aprimorar nossos cafés e apresentar tudo o que há de melhor na nossa matéria-prima”, ressalta. Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA, enaltece a importância dos mestres de torra nacionais, que, junto aos baristas, compõem uma estrutura essencial para a incessante evolução da qualidade dos cafés do Brasil. “Entre o campo e a xícara, esses profissionais são fundamentais para encontrarem a torra ideal, a qual exalte todas as qualidades do café cultivado pelos produtores e permita que os baristas entreguem um produto de excelência ao consumidor final”, comenta. Campeonato Brasileiro de TorraA competição é sancionada pela World Coffee Events (WCE), entidade internacional organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos da competição em todo o mundo. Como National Body no Brasil, a BSCA é a responsável, no país, pela realização das etapas qualificatórias das competições mundiais, que conduzem os campeões nacionais para a fase final dos certames globais nas suas sete modalidades: (i) Barista; (ii) Latte Art; (iii) Brewers (preparo de café); (iv) Coffee in Good Spirits (café associado a bebidas alcoólicas); (v) Cup Tasters (degustadores de café); (vi) Roasters (torrefação); e (vii) Cezve Ibrik (café turco).

pube

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!