pube
Cafés especiais

Divino de São Lourenço no caminho dos cafés especiais

A gestão da Agricultura municipal caminha junto com os produtores e busca novas alternativas para apoiar a agricultura familiar

por Assessoria de Imprensa

em 07/11/2019 às 12h17

3 min de leitura

Divino de São Lourenço no caminho dos cafés especiais

(Foto: *Caparaó Jr.)


Divino São Lourenço, no Caparaó Capixaba, deu os primeiros passos para fortalecer sua produção de cafés de qualidade. Após a realização da 1ª Mostra de Café de Qualidade, realizada em setembro deste ano, a administração municipal percebeu que está no caminho certo, ao lado dos agricultores, que em busca de grãos diferenciados, tentam superar a baixa remuneração dos preços impostos pelo
mercado de commodity.

Para o secretário de Agricultura Municipal, Heliomar Marcio de Aguiar (o conhecido PC), o momento é de apoiar as iniciativas que valorizem, principalmente a agricultura familiar local. “Estamos buscando alternativas que aumentem a renda das famílias, seja na cultura do café especial, que já abraçamos, ou em outros cultivos. Estamos buscando oportunidades que valorizem ainda mais nosso agroturismo. Nossos produtores são criativos e nosso papel é criar oportunidades para que eles se desenvolvam ainda mais ”, disse.

pube


1ª Mostra de Café de Qualidade

Apoiador da 1ª Mostra de Cafés Especiais de Divino de São Lourenço, o
professor João Batista Pavesi, idealizador da Caparaó Jr. tem um discurso frequente em suas apresentações, que reforça a importância dos eventos como mostras e concursos de café, na geração de conhecimento. “O produtor nunca soube o que tinha nas mãos. Antes, ofereciam um valor ao cafeicultor e ele aceitava vender sem saber a qualidade daquilo que cultivava. Com os concursos de café, trouxeram à tona o valor de seus grãos e também elevaram a auto estima daqueles que trabalham nas lavouras ”, afirmou.

O resultado da mostra empolgou o prefeito Eleardo Brasil. “Estamos diante de produtores que fazem um trabalho de qualidade, e nossa função como gestores é apoiar e criar mais condições para facilitar a vida do agricultor, mantendo o bom estado das estradas rurais, por exemplo, e também promovendo novas ações ”. Sobre a mostra, comentou:
“neste evento nem todos foram premiados, mas todos são ganhadores. Vamos avançar muito nesse setor ”.

O coordenador do escritório local do Incaper de Divino São Lourenço, Roberto Ramos Sobreira, avaliou a importância da mostra. “Mais uma vez o Incaper cumpre o seu papel de fomentar o desenvolvimento rural através da valorização do principal produto do município, que é o café ”, disse.

O vencedor da 1ª Mostra de Café de Qualidade, realizado durante a 1ª Feira de Negócios, foi Paulo César Barbosa. Em segundo lugar, ficou Antônio Figueira Mendes de Souza e, em terceiro, Sebastião Aufran Proveti Gonçalves. O evento contou com o apoio de vários parceiros: Prefeitura Municipal de Divino de São Lourenço, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Sicoob ES, Prafazenda Produtos Agrícolas e Caparaó Jr, empresa júnior do Ifes de Alegre.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!