Associação pró IG Cafés das Montanhas elege nova diretoria

O agrônomo Rodrigo Dias é o novo presidente da Acemes. Assembleia foi realizada ontem, no campus do Ifes Venda Nova

Fotos: Leandro Fidelis

A Associação dos Produtores de Cafés Especiais das Montanhas do Espírito Santo (Acemes) elegeu ontem à noite, no miniauditório do Ifes Venda Nova, sua nova diretoria e Conselho Fiscal para o biênio 2019/2021. A missão é dar continuidade ao projeto da candidatura da obtenção da Indicação Geográfica (IG) de Denominação de Origem (DO) para os grãos da região que engloba 16 municípios.

O engenheiro agrônomo Rodrigo Dias é o presidente eleito, ao lado do vice, Carlos Altoé, do tesoureiro, Vanderly Zambon, e do secretário, Luciano Pimenta. O Conselho Fiscal é formado por Joselino Meneguetti, Marcos Nalli e Reginaldo Brioschi.

Segundo Dias, a expectativa é protocolar o pedido da IG no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) até novembro deste ano. “Este é o momento de juntar forças. A gestão que se inicia hoje tem por objetivo trazer o reconhecimento e validar de uma vez por todas o potencial das montanhas capixabas em produzir cafés especiais e mostrar isto ao mundo ”, declarou.

Dentre as diversas ações previstas está a realização de um simpósio regional em maio, com a realização de concurso de qualidade e leilão.

Diretoria ACEMES 2019/2021

Presidente: Rodrigo Dias

Vice-presidente: Carlos Altoé
Tesoureiro: Vanderly Zambon
Secretário: Luciano Pimenta

Conselho fiscal:
Joselino Meneguetti
Marcos Nalli

Reginaldo Brioschi

Municípios da área de abrangência da ACEMES – IG
1. Afonso Cláudio
2. Alfredo Chaves
3. Brejetuba
4. Castelo
5. Conceição do Castelo
6. Domingos Martins
7. Itaguaçu
8. Itarana
9. Marechal Floriano
10. Rio Novo do Sul
11. Santa Maria de Jetibá
12. Santa Teresa
13. Santa Leopoldina
14. Vargem Alta
15. Iconha
16. Venda Nova do Imigrante

Sobre o autor Leandro Fidelis Formado em Comunicação Social desde 2004, Leandro Fidelis é um jornalista com forte especialização no agronegócio, no cooperativismo e na cobertura aprofundada do interior capixaba. Sua trajetória é marcada pela excelência e reconhecimento, acumulando mais de 25 prêmios de jornalismo, incluindo a conquista inédita do IFAJ Star Prize 2025 para um jornalista agro brasileiro. Com experiência versátil, ele construiu sua carreira atuando em diferentes plataformas, como redações tradicionais, rádio, além de desempenhar funções estratégicas em assessoria de imprensa e projetos de comunicação pública e institucional. Ver mais conteúdos