Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Foi anunciado na última sexta-feira (12), durante a 7ª edição do Fazenda Legal, na programação da 59ª Exposição Agropecuária da Cooperativa Agrária do Vale do Itabapoana (Cavil), o resultado da 1ª Mostra de Cafés Especiais de Bom Jesus do Itabapoana (RJ). Ao todo, 39 produtores de várias comunidades se inscreveram.
Com predominância de café arábica, o objetivo da mostra foi identificar e promover os agricultores que produzem grãos de qualidade, fortalecer e valorizar a cafeicultura do município e incentivar a adesão à produção de cafés de qualidade.
A supervisora local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio) de Bom Jesus do Itabapoana, Luisa Junger, avalia que o evento foi um sucesso.
“Foi uma oportunidade para mostrar aos produtores o potencial que possuem de produzir cafés especiais e, à população, que o município tem café especiais. E foi oportunidade também para os produtores alcançarem novos mercados. Eles precisam de mais espaços como esse“, disse Luisa.
Conheça os vencedores:
1° Lugar – Simone Aparecida da Silva de Souza Melo – 84 pontos
2° Lugar – Francisco Ridolfi Degli Esposti – 83,50
3° Lugar – Fabiana de Souza Martins – 82,75
4° Lugar – Estanislau Kostka José da Silva Sousa – 82,50
5° Lugar – Paulo Roberto Degli Esposti – 82,25
Na categoria voto popular o vencedor foi Estanislau Kostka José da Silva Sousa.
A Mostra foi promovida pela Emater-Rio em parceria com a Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos, Pesagro-Rio, Instituto Federal Fluminense (IFF)/campus de Bom Jesus do Itabapoana, Café do agrícola e AlQualis Jr.
Município recebeu a 7ª edição do projeto que conecta o homem ao campo
O município de Bom Jesus de Itabapoana, no Noroeste fluminense, recebeu nos dias 12 e 13 de agosto, a sétima edição do “Fazenda Legal”. Evento gratuito, totalmente voltado para o produtor rural, visa conectar o homem do campo ao mundo tecnológico e empreendedorismo. O projeto itinerante leva aos municípios contemplados muita tecnologia e informação para o homem do campo.
“Chegamos à sétima parada do nosso ‘Fazenda Legal’. Os produtores do município de Bom Jesus e entorno tiveram à disposição todo suporte necessário com os profissionais da Secretaria de Agricultura para desenvolver suas atividades, ampliando seu conhecimento na área tecnológica. O projeto serve de instrumento de apoio ao pequeno e médio produtor e visa o aumento da produtividade impulsionando seus negócios”, destacou Alex Grillo, secretário de Estado de Agricultura.
O projeto já atendeu mais de 15 mil produtores desde seu início em 2005. O evento é uma realização da Pesagro-Rio através da Secretaria de Agricultura e suas vinculadas – Emater-Rio, Fiperj e Ceasa em parceria com a Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Faerj).

Nos dois dias de evento, os participantes tiveram acesso a todos os serviços oferecidos pela Secretaria de Agricultura como assessoramento jurídico, parceiros financeiros com linhas de crédito e claro, as novas tecnologias através de palestras inéditas, levando aos participantes muito conhecimento e informação.
“Chegamos à sétima edição em Bom Jesus de Itabapoana, um município que tem sua economia principalmente voltada para a atividade agropecuária. Por isso é tão importante que estejamos aqui, para levar conhecimento e tecnologia para os produtores rurais. Não basta produzirmos tecnologia se ela não chegar para os pequenos produtores, essa é a nossa missão”, ressaltou Paulo Renato Marques, presidente da Pesagro-Rio.
Nesta edição do “Fazenda Legal”, a Emater-Rio fez a entrega do Selo de Qualidade do Café do Rio de Janeiro com o objetivo de promover melhoria e avanços dos sistemas de produção e processos gerenciais do café fluminense.
A normativa visa assegurar a sustentabilidade e incentivar os agricultores a adotarem um manejo de alta qualidade, valorizando a cadeia local e aumentando a confiança e competitividade de mercado. Alguns dos benefícios do selo é o georreferenciamento facilitando a rastreabilidade da produção, melhorando a infraestrutura e a responsabilidade socioambiental e a qualidade da bebida.
O presidente da Emater-Rio, Marcelo Costa, explicou como os produtores podem solicitar o selo. É necessário ter o cadastro estadual de produtor para preencher o requerimento ao selo de qualidade do café disponibilizado pelos nossos extensionistas locais. Após isso, os técnicos dos escritórios farão visitas às propriedades rurais para realizarem as vistorias de conformidade – detalhou.
A próxima edição do “Fazenda Legal” será nos dias 25 e 26 de agosto, em Itaocara.





