Mais lidas 🔥

Cafeicultura capixaba
Produtores rompem tradição e mudam realidade do café arábica no noroeste do estado

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Operação volante
Transporte irregular de café e pimenta-do-reino vira alvo de operação no Norte capixaba
A Fazenda Experimental Incaper de Alfredo Chaves em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura vem se dedicando à produção de mudas de caféRobusta Tropical. Uma cultivar de colonização por sementes desenvolvida no ano de 2000, pelo antigo Emater, proveniente da recombinação de 53 clones elites, do Programa de melhoramento de café Conilon.
Segundo o técnico e coordenador da Fazenda local, Ronaldo Paschoal Marchezi, o material genético que é nativo do município de Marilândia, renderá até 100 mil mudas, destinadas preferencialmente aos produtores da agricultura familiar e subsidiado aos agricultores que possuem bloco do produtor ativo.
Conforme o Incaper, a variedade conta com alta produtividade com média de 40 sacas por hectare (há) sem irrigação, adaptável em diferentes regiões do estado. A estimativa de entrega das mudas é para março de 2019.
Quem acompanha de perto as atividades no Viveiro Municipal é o chefe do Setor Educação Ambiental, Itagiba Mattos. Além de plantios agrícolas como café e banana, ele calculou que o Viveiro possui mais de 160 variedades deespéciesfrutíferas, nativas, palmáceas e ornamentais destinadas aos trabalhosde recuperação deáreas verdes, composição de rios e nascentes, parques naturais, jardins e praças do município,e também a disposição do interesse da população em geral.
Fomento agrícola:O Viveiro Municipal, conta ainda com a parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Fazenda Experimental do Incaper garantida por meio de assistência técnica, capacitações, projetos de qualificação agrícola e fornecimento de material genético.
Um dos exemplos é o Programa do Cacau que em 2018 ofereceu capacitação e distribuiu 15 mil mudas da fruta para um grupo de produtores interessados.
Para o fomento do café, somente no ano passado foram distribuídas cerca de 40 mil mudas. Já para a promoção da bananicultura, foram ofertadas três mil mudas da variedade Vitória.
Arborização da cidade:Para este ano a Secretaria Municipal de Agricultura firmou parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos para a arborização da sede cidade. Para tanto, o Viveiro Municipal fornecerá as variedades adequadas depalmáceas, nativas e ornamentais.
O Viveiro Municipal ficá localizado na fazenda Incaper, sentido parque de exposições.O horário de atendimento é de 7h às 16h, de segunda sexta-feira. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 27 3269-1375 / 3269 – 2717




