Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Com objetivo de ampliar as oportunidades e investir na agricultura familiar, a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Agricultura (Semag), desenvolve mudas de diversas espécies no Viveiro Municipal. Além de estudos, boa parte dessas espécies é doada para as famílias vianenses.
Neste Dia Mundial da Agricultura, celebrado no dia 20 de março, o destaque vai para o café conilon, uma das espécies cultivadas no viveiro municipal.
No local, foram produzidas mais de 30 mil mudas desta variedade de café, que apresenta bom crescimento no solo da cidade. Destas, 15 mil mudas já foram doadas e as outras 15 mil mudas estão sendo direcionadas a pequenos agricultores do município como uma alternativa de aumentar a renda familiar.
Na manhã da última sexta-feira (17), o município iniciou o processo de doação das mudas a produtores rurais. Cada um receberá cerca de mil unidades para a realização do plantio e desenvolvimento da cultura cafeeira de Viana.
O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, destaca que o projeto visa levar mais uma fonte de renda para a população do campo.
“As mudas de café foram produzidas no nosso viveiro municipal para fortalecer agricultura familiar. Essa variedade foi selecionada por conta do nosso clima, que é ideal para produção, mas também por ser um café de qualidade e que tem grande valor de mercado. Esse é o compromisso da gestão, gerar oportunidades para que todos os vianenses possam crescer junto com a cidade”, pontuou o prefeito.
Segundo o secretário de Agricultura Cezar Lázaro, cada produtor poderá obter até mil mudas de café para plantio, o que irá beneficiar cerca de 30 famílias.
“A proposta é levar essas mudas para os pequenos produtores rurais de Viana. É um trabalho importante para o município por favorecer nosso pequeno produtor rural. Eles poderão adquirir mudas de café para plantar e assim ter uma renda a mais em sua propriedade”, ressalta o secretário.




