Mais lidas 🔥

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Operação volante
Transporte irregular de café e pimenta-do-reino vira alvo de operação no Norte capixaba

Café e fotografia
Fotografia valoriza o café do Brasil e recebe prêmio internacional
O mercado e a produção de café Conilon no Espírito Santo estão em debate no 10° Simpósio Regional do Café Conilon que está sendo realizado na comunidade de Jacu, distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado. A abertura do evento foi realizada na noite desta quinta-feira (09), na sede da Associação do Jacu.
Estavam presentes o secretário de Estado da Agricultura, Ideraldo Lima, o subsecretário de Estado da Agricultura, Marcus Magalhães, a diretora-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Nara Tedesco, e o diretor técnico do Incaper, Gilson Tófano.
No primeiro dia do Simpósio também foi realizada uma conferência sobre as ameaças e as oportunidades para a cafeicultura mundial, que contou com a participação do presidente do Conselho dos Exportadores de Café (CECAFÉ), Nelson Cavalhares, que falou sobre o mercado mundial do setor. No local também havia uma mostra de cafés especiais para degustação.

O secretário de Estado da Agricultura, Ideraldo Lima, afirmou que previsão de safra neste ano e em 2019 é boa para o Espírito Santo. “O aumento da produtividade deve sempre estar alinhado com a melhoria da qualidade do nosso café. E o café capixaba é reconhecido pela qualidade. O investimento em pesquisa e o trabalho do nosso Incaper são fundamentais para os bons resultados que temos. Os cafeicultores do Estado são orgulho para os capixabas”, disse Ideraldo.
O 10º Simpósio Regional do Café Conilon tem objetivado a difusão tecnológica em café, priorizando a produtividade, o manejo adequado da água e a conservação do solo, como medidas capazes de darem sustentabilidade econômica, ambiental e social à produção de conilon de qualidade superior.
O evento segue até esta sexta-feira (10) e é realizado no Auditório Comunitário de Jacu, distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim, com debates sobre o mercado e gerenciamento da atividade cafeeira, e do manejo das lavouras de café e diversificação da produção. A realização é da Cetcaf, da Associação de Desenvolvimento Comunitário e Agropecuário de Jacu, da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, do Incaper e da Seag (*Fonte: Seag).





