Rituais 85+

SIC 2025: conheça as campeãs do Florada Premiada

A 8ª edição do Florada Premiada celebrou o talento de cafeicultoras de várias regiões do país durante a Semana Internacional do Café

Florada Premiada
Foto: divulgação

O protagonismo feminino na cafeicultura brasileira ganhou destaque nesta sexta-feira (7), durante a grande final do 8º Concurso Rituais 85+ Florada Premiada, promovido pelo Grupo 3corações no Expominas, em Belo Horizonte, dentro da programação da Semana Internacional do Café (SIC) 2025. Do Caparaó, Amanda Lacerda foi a campeã do via seca e de Muqui, Maria José Lopes Rodrigues da Silva levou o terceiro lugar de canéfora.

O evento, reconhecido pela ONU por seu impacto social, reuniu cafeicultoras de todo o país, parceiros e visitantes em uma celebração marcada por emoção, reconhecimento e conquistas.  Nesta edição, o concurso recebeu 1.075 inscrições, número recorde que reforça o engajamento das mulheres na produção de cafés especiais e o fortalecimento de suas redes de apoio e protagonismo. A cerimônia contou com a presença de Pedro Lima, presidente do Grupo 3corações; Silvio Leite, head judge do concurso; e dos embaixadores Simone Mendes e padre Fábio de Melo, que participaram de momentos de confraternização e homenagem às vencedoras.

Durante os três dias de evento, o espaço Rituais 85+ promoveu experiências sensoriais, cuppings e rodadas de negócios, culminando na premiação das campeãs nacionais e regionais nas categorias Via Úmida e Via Seca, além dos cafés canéforas.

Confira as campeãs:

Campeãs Via Úmida

  • 1º lugar e Campeã Regional – Matas de Minas (91,43 pts)
    Ângela Maria da Costa Oliveira, do Sítio Pedro Varinhas

  • 2º lugar (90,07 pts)
    Angélica de Fátima da Costa Oliveira, do Sítio Pedro Varinhas

  • 3º lugar (90,00 pts)
    Carla Poliane da Silva Oliveira, da Fazenda Água Limpa

Campeãs Via Seca

  • 1º lugar e Campeã Regional – Caparaó (94,33 pts)
    Amanda Lacerda, da Forquilha do Rio

  • 2º lugar e Campeã Regional – Cerrado Mineiro (90,80 pts)
    Filomena Estefânia de Mattos Couto, da Fazenda Santa Rita / Central Mattos

  • 3º lugar e Campeã Regional – Média Mogiana (90,53 pts)
    Rosana Aparecida Preto da Silva Marchi, da Fazenda São Geraldo

Campeãs Canéfora

  • 1º lugar e Campeã Regional – Matas de Rondônia (90,80 pts)
    Ângela Maria Coutinho Pessoa, do Café Sauá – São Sebastião

  • 2º lugar e Campeã Regional – Rondônia (90,47 pts)
    Fabiana Souza Leal Sanabria, do Sítio Boa Sorte

  • 3º lugar e Campeã Regional – Conilon Capixaba (89,78 pts)
    Maria José Lopes Rodrigues da Silva, do Sítio Esperança

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos