Mais lidas 🔥

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 23 de janeiro

Café e fotografia
Fotografia valoriza o café do Brasil e recebe prêmio internacional

A Semana Internacional do Café (SIC), um dos maiores eventos da cafeicultura mundial, chega à sua 13ª edição com promessa de recordes de público, negócios e expositores. O evento será realizado nos dias 5, 6 e 7 de novembro, em Belo Horizonte (MG), reunindo mais de 25 mil visitantes de 40 países e movimentando cerca de R$ 150 milhões em negócios, segundo estimativas da organização.
No podcast Conexão Safra, a jornalista Alissandra Mendes conversou com Caio Alonso Fontes, CEO da Espresso&CO e um dos realizadores da SIC, sobre as novidades desta edição e o papel de destaque do Espírito Santo no cenário nacional do café.
“A SIC é o principal ponto de encontro para profissionais que impulsionam a cafeicultura brasileira. O evento nasceu em 2013 e se consolidou em Minas Gerais, o maior estado produtor, mas sempre contou com a forte presença do Espírito Santo, que vem se destacando em qualidade e sustentabilidade”, afirmou Fontes.
O Espírito Santo, segundo ele, tem sido protagonista nas competições e exposições da SIC. “O Estado levou os dois campeonatos do Coffee of the Year no ano passado, o que mostra o alto padrão dos cafés capixabas e a força da produção sustentável”, destacou.
Entre as novidades da edição de 2025, estão um espaço exclusivo para rodadas de negócios entre produtores e compradores internacionais, a criação do Festival Café da Semana — voltado ao consumo, cafeterias e torrefações — e a abertura do evento ao público consumidor no último dia.
Outro destaque será o debate sobre sustentabilidade e COP30, que ocorre no Brasil no mesmo ano. “A SIC será uma prévia das discussões climáticas da COP. Vamos mostrar o protagonismo do café brasileiro na pauta da sustentabilidade e do carbono neutro”, antecipou Caio Fontes.
A SIC nasceu em 2013, durante a celebração dos 50 anos da Organização Internacional do Café, e cresceu exponencialmente desde então. Hoje, é referência global em inovação, negócios e conexões entre todos os elos da cadeia cafeeira — da lavoura à xícara.
“Esperamos produtores e empresários do Espírito Santo para juntos fazermos o maior evento da história da SIC. O cadastro é gratuito para produtores, e estamos preparando um espaço ainda mais forte para o café brasileiro”, convidou Fontes.





