pube
Cafeicultura

Semana de boas notícias para o setor cafeeiro, avalia presidente do CNC

por CNC

em 27/01/2023 às 10h49

3 min de leitura

Semana de boas notícias para o setor cafeeiro, avalia presidente do CNC

Foto: reprodução

As cotações e a liquidez do café arábica voltaram a avançar no mercado nacional. A subida gradual e constante dos últimos dias dá uma esperança ao produtor de que os preços possam retomar patamares mais remuneradores. É a avaliação que faz o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro.

Cremos que esse é o resultado entre a oferta e a demanda. Com isso, cresce o indicador de liquidez, que é muito importante nesse momento em que o clima é favorável, e podemos avaliar que seja reflexo da produção que foi apresentada pela Conab”.

 

Instituto Pensar Agro

pube

Foi realizada, na terça-feira (24), eleição para o biênio 2023/2025 do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), com a reeleição de Nilson Leitão como presidente da entidade. “Sua experiência e desempenho como Parlamentar competente e brilhante que foi, sua assessoria prestada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA e o avanço alcançado em sua primeira gestão como Presidente dessa Entidade, nos dá segurança para enfrentar os novos desafios com os quais nos deparamos”, destacou Silas Brasileiro.

As entidades representativas do setor rural, que integram o IPA, dão suporte aos trabalhos da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), hoje integrada por mais de 280 deputados e senadores, de diferentes partidos e ideologias, todos defensores do agronegócio brasileiro.

O presidente do CNC acredita que pelo conhecimento e capacidade de Nilson Leitão, “o Instituto continuará colhendo frutos altamente produtivos para o agro brasileiro como um todo e, sem dúvida, para nosso café”, analisa Silas Brasileiro.

 

Cecafé no IPA

Silas Brasileiro comentou também a eleição do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) para a diretoria do Instituto. “Além da boa notícia da recondução de Nilson Leitão à presidência do IPA, comemoramos uma participação mais ativa do setor cafeeiro na diretoria que promoverá a presença do Cecafé, representando a exportação. Para a produção é fundamental um setor de exportações forte, pois o que seria de nós produtores se não tivéssemos uma exportação ativa? A atuação da entidade utilizando a expertise de Marcos Matos (foto), diretor-geral do Cecafé, será muito forte”.

Outra ação do Cecafé elogiada pelo presidente do CNC é com relação a estruturação do Programa de Desenvolvimento da Cafeicultura do Espírito Santo. De acordo com reportagem veiculada pela entidade, o presidente do Cecafé, Márcio Ferreira, participou no dia 24, dos debates para a estruturação do Programa, organizado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) do Estado.

Segundo Michel Tesch, subsecretário de Aquicultura, Pesca e Desenvolvimento Rural Sustentável capixaba, o Espírito Santo discutiu, ao longo dos anos, de forma coletiva, um programa para o desenvolvimento da cafeicultura estadual, o qual chegou a cinco eixos estratégicos e sugestão para o desenvolvimento de 36 projetos até 2030, são eles: foco em governança, sustentabilidade, tecnologia, social e agregação de valor.

Isso contribuirá para que a produção de café conilon e de arábica capixaba aumente a oferta no mercado. Com o aumento do consumo, que mesmo em momentos de crises globais como guerras, covid-19 e recessão não para de crescer, o Brasil continuará na vanguarda da exportação mundial de café, cumprindo o compromisso de abastecimento do mercado mundial”, analisa Silas Brasileiro.

 

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!