Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

A premiação para os produtores rurais que se destacaram em 2025, na oitava edição do Concurso de Qualidade do Café Conilon, Linhares Coffee, aconteceu nesta quarta-feira (15), no auditório do Sicoob Conexão, no bairro Conceição.
Foram conhecidas as melhores notas em três categorias: Especial, Mulheres e Grandes Lotes. Na Categoria Especial, o lote mínimo avaliado foi de 2 (duas) sacas de 60 quilos. Todos os vencedores são produtores de Santa Cruz de Terra Alta, no distrito de São Rafael.
Na Categoria Especial, o grande vencedor foi o produtor rural Luciano Sartório Passamani do sítio Barra de São Cristóvão, com nota 83,25. O campeão do primeiro lugar recebeu uma premiação de R$ 6 mil.
O segundo lote vencedor na categoria Especial foi da produtora Andreia Pereira de Carvalho Duda, do Sítio Santa Cruz, com nota 82,5. A premiação foi de 4 mil o que a credenciou a receber a premiação da categoria Mulher.
A terceira maior nota ficou com o produtor rural José Maria Sandrini, do Sítio Santa Luzia, alcançando a nota 81,76. Ele recebeu a premiação de R$ 2 mil.
Neste ano, o concurso teve uma novidade e premiou na Categoria Especial, a produtora Mulher com destaque na nota. Andreia Pereira de Carvalho Duda foi a produtora selecionada pela comissão julgadora ao alcançar a nota 82,5.
“Receber essa premiação como destaque é um sentimento de dever cumprido. É saber que o nosso trabalho entregou algo de qualidade. É difícil, mas estamos fazendo o melhor pro nosso consumidor final e enaltecendo o nome do nosso município”, disse a produtora.
No destaque Grandes Lotes, vitória para o produtor rural Lúcio Passamani. Na categoria Destaque Grandes Lotes, o lote mínimo analisado foi de 20 (vinte) sacas de 60 quilos.
Na abertura do evento a presença do secretário municipal de Agricultura, Rafael Breda Buffon que destacou o empenho dos produtores participantes. “Em todos esses anos de concurso é satisfatório ver como tudo avançou. Os produtores entenderam como o café conilon pode ser diferenciado, vai além de ser commodities. E não precisa alterar muita coisa em tecnologia pra fazer isso. Um exemplo pode ser a mudança na secagem. O próximo passo é colocar o nosso café em volume maior no mercado internacional”, afirmou.
Os 10 primeiros produtores com melhor nota na Categoria Especial também foram premiados com uma viagem para a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, com as despesas de transporte e hospedagem todas pagas. A Semana Internacional do Café é uma das maiores feiras do setor cafeeiro do Brasil, que acontece no mês de novembro.
Abaixo segue lista de produtores ganhadores com as respectivas notas:
Categoria Especial
- Luciano Sartorio Passamani – 83,25
- Andreia Pereira De Carvalho – 82,5
- José Maria Sandrini – 81,76
- Lúcio Passamani – 81,75
- Gerles Malanquini Sandrini – 81,5
- Danielle Torezani Carneiro Gallavotti – 80,5
- Robson Dos Reis Silva – 80,5
- Geniceia Do Carmo Lopes Firme Ginelli – 79,75
- Welber Rosa Gallavotti Gallavotti – 79,5
- Fernanda Monelli Assini – 78,75
Destaque Mulher
Andreia Pereira De Carvalho – 82,5
Destaque Grandes Lotes
Lúcio Passamani – 77,75




