Mais lidas 🔥

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Operação volante
Transporte irregular de café e pimenta-do-reino vira alvo de operação no Norte capixaba

Café e fotografia
Fotografia valoriza o café do Brasil e recebe prêmio internacional
*Leandro Fidelis
Com apenas 12 anos de atividade, o produtor Cleiton Oliveira de Melo (39) conseguiu mudar de vida e empreender com a cafeicultura em Irupi, no Caparaó capixaba, no sul do Espírito Santo.
As iniciativas para implementar a sustentabilidade do plantio ao pós-colheita de café nas quatro propriedades vizinhas, na localidade de Burro Frouxo, a 6,5 km do centro da cidade, vêm mudando paradigmas em uma das regiões maiores produtoras de arábica do Estado.
Projetospara reaproveitamento da água da despolpa dos grãos e da fumaça do secador- a ser colocado em prática em breve (Confira explicação do produtor no vídeo acima), tornam os sítios modelos em boas práticas ambientais em nível estadual. As propriedades foram escolhidas pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) como destaque em gestão ambiental com alta produção de café.
“A natureza não é minha, é do planeta, por onde passamos e deixaremos um dia. Quero ter renda com café, mas trabalhar bem, gerar boas condições para o meio ambiente e também para os meus trabalhadores. É questão de mentalidade ”, diz Cleiton.
*Você vai conferir a reportagem completa na próxima edição da Revista Safra ES!





