Mais lidas 🔥

Inovação no campo
Nova variedade de banana chama atenção de produtores no ES

Rio Grande do Sul
Azeite brasileiro atinge nota máxima e é eleito o melhor do mundo em concurso na Suíça

Chuva de um lado, seca de outro
El Niño de 2026/2027 pode repetir a força e os impactos do fenômeno de 2015/2016?

Desenvolvimento rural
Mais de 161 mil mudas impulsionam produção no Norte do ES

Produção artesanal
Valença, no Rio de Janeiro, conquista 13 medalhas no Mundial do Queijo

Três cidades foram selecionadas para participarem do projeto-piloto do programa Café Produtor de Água no Espírito Santo: Muqui, Nova Venécia e Santa Maria de Jetibá. As propriedades rurais escolhidas, capitaneadas respectivamente pela Cafesul, Cooabriel e Nater Coop, serão orientadas para a revitalização de mananciais e preservação de matas ciliares.
Segundo Vinícius Schiavo, engenheiro agrônomo e analista de desenvolvimento cooperativista da OCB/ES, a iniciativa visa a incentivar a cafeicultura sustentável, que tem cada vez mais grande relevância para os compradores e consumidores mundo afora. “Cada bacia terá um projeto único, que pode abranger a recuperação da mata ciliar, de nascentes e até mesmo a construção de barraginhas”, explicou, em podcast do Sustentabilidade Brasil.

A ação se junta ao programa Reflorestar, do Governo do Espírito Santo, que busca promover a restauração do ciclo hidrológico por meio da conservação e recuperação da cobertura florestal. O presidente do CNC, Silas Brasileiro, veio ao Espírito Santo em novembro do ano passado e frisou que o Estado é uma referência quando se trata de produção de cafés de maneira sustentável.
“O Espírito Santo, como sempre, é um diferencial em tudo. Ficamos contentes quando falamos sobre a cafeicultura do Estado lá fora, exatamente por ela ter esse aspecto da sustentabilidade, que cada vez mais se aperfeiçoa e chega mais perto da realidade, do que exige o consumidor”, enalteceu.
Sobre o Café Produtor de Água
O programa Café Produtor de Água nasceu em 2021, em Alpinópolis, Minas Gerais, tendo como idealizador o Conselho Nacional do Café (CNC). Após o sucesso das ações experimentais, o programa se expandiu e foi solicitado por outras cooperativas associadas à CNC.
O programa busca reconhecer e até mesmo premiar os produtores rurais de café que se comprometem e executam as ações propostas, pelos serviços ambientais prestados. Entre as benesses oferecidas pela ação estão assistência técnica, capacitação, melhoria da infraestrutura e valorização da propriedade e do produto.





