Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

A área total utilizada no cultivo dos Cafés do Brasil, incluindo as duas espécies de café, o Coffea arabica (café arábica) e o Coffea canephora (café robusta+conilon), no ano-cafeeiro em curso de 2024, foi estimada em 2,25 milhões de hectares. Desse total, estimativas apontam que 1,9 milhões de hectares estão sendo empregados com lavouras em produção, que correspondem a aproximadamente 85%, e, em complemento, 344,61 mil hectares encontram-se em fase de formação, os quais equivalem a 15% da área total geral.
Neste contexto, se for estabelecido uma simples comparação do total da área das lavouras exclusivamente em produção, em nível nacional, com cada uma duas espécies de cafés, verifica-se, no caso do C. arabica, cuja área total foi estimada em 1,53 milhões de hectares, que tal lavoura representa 80% do total nacional. E, adicionalmente, como o C. canephora teve a sua área em produção calculada em 383,6 mil hectares, constata-se que o cultivo dessa espécie corresponde a aproximadamente 20% da área em produção no ano-cafeeiro 2024.
Com relação especificamente aos cafés da espécie C. arabica, tal estimativa indica que a área ocupada por essa espécie em nível nacional totaliza 1,83 milhão de hectares, dos quais 1,53 milhão de hectares (83%) estão em produção, e, em complemento, que os 306,25 mil hectares restantes encontram-se em fase de formação, os quais equivalem a 17% da área total.
Os dados estatísticos e demais números da performance dos Cafés do Brasil compilados nesta análise e divulgação do ano-cafeeiro 2024, o qual ainda encontra-se em curso, foram obtidos do 2° Levantamento da Safra de Café de 2024, da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, disponível na íntegra no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.




