Robusta e conilon

Produção de café do Vietnã foi estimada em 29 milhões de sascas

Produção brasileira de C. canephora está prevista em 18,7 milhões de sacas que equivalem a 64,5% da safra vietnamita e a 24,3% da mundial

café-saco de cafe
Foto: Divulgação/freepik.com

A produção de café em nível mundial da safra 20242025 foi estimada em 174,9 milhões de sacas de 60kg, das quais 77 milhões de sacas são da espécie de Coffea canephora (robusta + conilon), volume físico que corresponderá a 44% da produção global. E, em complemento, a produção de Coffea arabica foi calculada em 97,9 milhões de sacas, a qual equivalerá a 56% do total de café que será produzido no mundo no período em foco.

O Vietnã, país asiático que vem se consolidando há vários anos como o maior produtor de C. canephora, terá sua produção cafeeira majoritariamente dessa espécie em destaque, a qual tem volume físico estimado em 29 milhões de sacas, e, nesse caso, será o equivalente a 37,6% da safra mundial exclusivamente de tal espécie. E, quanto à produção de C. arabica, a safra vietnamita foi calculada em apenas 1,1 milhão de sacas, o que permitirá ao país asiático ter uma produção total de 31,1 milhões de sacas de 60kg, que equivalerá a aproximadamente 17,8% da produção total mundial na safra 2024–2025.

Especificamente em relação à produção brasileira de C. canephora, no período em análise, que foi estimada em 18,7 milhões de sacas de 60kg, caso tal estimativa se confirme, o seu respectivo volume físico equivalerá a 64,5% da produção vietnamita, e, em menor escala, a 24,3% do total dessa espécie produzida mundialmente em 2024–2025. Nesse contexto, vale ressaltar que o Brasil, se somada as safras das duas espécies (C. arabica e C. canephora), historicamente desponta como o maior produtor mundial de café, com um volume que corresponde, em média, a um terço da safra anual do Planeta, e, na safra atual, objeto deste estudo, precisamente a 33,2%, com a produção estimada equivalente a 55,67 milhões de sacas de 60kg.

Adicionalmente, é oportuno destacar que os dados estatísticos e demais números da produção cafeeira nacional e internacional, que estão permitindo realizar esta análise, foram extraídos do Sumário Executivo do Café – Maio 2025, estudo que é elaborado e divulgado mensalmente pela Secretaria de Política Agrícola – SPA, do Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa, cujas demais edições também estão disponíveis na íntegra no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café. Convém ainda esclarecer que, conforme consta do referido Sumário, a espécie de C. canephora é citada no documento como sendo apenas café “robusta”.