Premiação inédita: Marilândia irá eleger o café de melhor qualidade no município

Pela primeira vez, o município de Marilândia irá eleger o café de melhor qualidade do município. A premiação ocorrerá no próximo dia 30 (sábado), na Fazenda do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O I Concurso de Qualidade do Café Conilon de Marilândia é fruto de um trabalho conjunto entre o […]

Pela primeira vez, o município de Marilândia irá eleger o café de melhor qualidade do município. A premiação ocorrerá no próximo dia 30 (sábado), na Fazenda do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O I Concurso de Qualidade do Café Conilon de Marilândia é fruto de um trabalho conjunto entre o Incaper e a Prefeitura.

Segundo o extensionista do Instituto Marcelo Agenciano, o município de Marilândia sempre teve tradição no manejo do café conilon, além de sediar uma das principais bases de pesquisa agronômica nessa área. “Estamos avançando agora para um caminho sem volta, que é a produção de conilon com qualidade. A realização do concurso teve justamente o objetivo de incentivar a qualidade entre os produtores do município ”, destacou Agenciano.

A premiação do concurso ocorrerá a partir das 11 horas. Antes disso, ocorrerá um café rural e serão ministradas palestras com o engenheiro agrônomo Saul de Andrade, doutorando em Produção Vegetal da Universidade Federal do Espírito Santo campus de Alegre, sobre o tema “Reduzindo perdas, alcançamos qualidade ”, e com o gerente comercial da Cooabriel Edimilson Calegari sobre “Perspectivas do mercado de conilon ”.

Categorias do Concurso

O concurso foi dividido em duas categorias: cafés de secador e cafés de terreiro/estufa. Os três primeiros colocados por categoria serão premiados e o campeão por categoria receberá um prêmio no valor de R$ 3 mil. O valor total da premiação será no valor de R$ 12 mil.

Houve a inscrição de 62 amostras, que foram coletadas no mês de agosto e enviadas ao escritório local do Incaper de Brejetuba, onde foram realizadas as avaliações das amostras. Para participar do Concurso, exigiu-se como critério que o participante apresentasse o bloco de produtor no município e seu lote mínimo fosse de 10 sacas piladas.

“Os organizadores do evento agradecem aos patrocinadores e à equipe do Incaper de Brejetuba por apoiarem o projeto e também aos agricultores familiares do município pela grande adesão ao concurso, o que prova que todos sentem a necessidade de se produzir um bom conilon ”, finalizou Marcelo Agenciano.

Serviço:

Premiação do I Concurso de Qualidade do Café Conilon de Marilândia

Data: 30/09/2017 (sábado)

Local: Fazenda do Incaper de Marilândia

Programação:

7h30 – 8h: Café rural

8h – 11h: Palestras

11h: Premiação do Concurso

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves – juliana.esteves@incaper.es.gov.br

Luciana Silvestre &ndash, luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Tatiana Caus &ndash, tatiana.souza@incaper.es.gov.br

Vanessa Capucho – vanessa.covosque@incaper.es.gov.br

Texto: Luciana Silvestre Girelli

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868


Twitter: @incaper


Facebook: Incaper

FONTE: INCAPER

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos