Mais lidas 🔥

Onda de frio
Uma das mais fortes massas de ar frio do ano pode alcançar o Espírito Santo nos próximos dias

Pesquisa científica
Estudo encontra anomalias em 60,5% dos peixes analisados no norte do ES

Café especial
Família de Mimoso do Sul cria linha de cafés especiais inspirada na história dos produtores

Cafés especiais
Um só Caparaó: produtores de ES e MG se unem na Semana Internacional do Café 2026

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 17 de agosto

Levantamentos do Cepea indicam que o mercado interno de café arábica tem oscilado com intensidade neste início de setembro. Diante dessa volatilidade, agentes do setor direcionam atenção à safra 2026/27, aguardando a retomada das chuvas e o início da floração.
Apesar das adversidades provocadas pelo frio nos últimos meses — especialmente no Cerrado Mineiro — pesquisadores apontam que, em muitas regiões, as plantas apresentam condições melhores do que em anos anteriores, o que pode favorecer a recuperação da produção na próxima temporada.
Quanto ao café robusta, agentes consultados pelo Cepea relatam que as floradas já começaram no Espírito Santo e em Rondônia, porém de forma irregular, em função da distribuição desigual das chuvas em agosto e início de setembro.
De maneira geral, os fundamentos do mercado seguem indicando tendência de alta: oferta enxuta, redução dos estoques certificados de arábica na Bolsa de Nova York (ICE Futures), impactos da tarifação norte-americana e postura firme de produtores, que ainda aguardam valores mais elevados para negociar.




