Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Após a distribuição de 11 terreiros suspensos com estufa para atender produtores familiares de Linhares, a Secretaria Municipal de Agricultura entregou, nesta segunda-feira (16), um equipamento para atender a Associação Escola Família Agrícola de Marilândia. A primeira unidade pública de ensino contemplada pelo município, via processo seletivo, será utilizada por profissionais e estudantes da instituição para ensino, pesquisa e extensão.
O secretário Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento, Fabrício Fardin, explicou que dos 246 estudantes matriculados na escola agrícola, 25% são filhos de produtores rurais de Linhares, que uma semana estão na instituição aprendendo e na outra em sua propriedade ou em áreas da região aplicando este ensinamento.
“Esse investimento atenderá a toda região, e as famílias de produtores de Linhares, refletindo diretamente na formação do ensino técnico agropecuário e na elevação da qualidade do café, pois o aprendizado ultrapassará os muros da escola. Esta ação está atrelada ao Programa Linhares Coffee que visa difundir essa tecnologia no campo para elevar a qualidade dos grãos e fomentar a participação de mais produtores no concurso de café”, comentou o secretário.
Fardin pontuou, ainda, que além do benefício direto ao produtor, os terreiros suspensos com estufa são sustentáveis. “O terreiro é um secador ecológico, que não usa madeira nem combustível para secagem, somente energia solar, que dentre tantos benefícios não contamina o café com fumaça, levando mais sabor e qualidade ao produto final e com um custo bem mais baixo”, completou.
Além da estrutura física, a mão de obra para instalação do terreiro suspenso também foi executada pela Prefeitura de Linhares. “A Associação Escola Família Agrícola de Marilândia com a construção do terreiro suspenso vai possibilitar com que os estudantes façam aulas práticas e experimentos científicos para melhoria da qualidade do café. Os associados da escola poderão trazer seus cafés para serem secados na instituição e amostras para a produção de café de qualidade”, disse o coordenador administrativo da escola família agrícola, Mateus Fornaciari.
O vice-prefeito de Marilândia, Warley Arrivabene, e o presidente da Associação Escola Família Agrícola de Marilândia (AEFAM) Antônio Cássio Fornaciari, também estiveram presentes na entrega do terreiro.





