Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O Cecafé, como legítimo representante do setor exportador do café brasileiro, atua de forma efetiva na realização de diversas ações sustentáveis, com racionalidade e junto ao cafeicultor e demais seguimentos, visando ao interesse nacional. Por meio dos seus Programas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, o Cecafé e seus associados reafirmam o compromisso do País na difusão das melhores práticas ambientais e sociais em todos os elos da cadeia produtiva.
Nos últimos anos, o Cecafé &ndash, Conselho dos Exportadores de Café do Brasil tem buscado estabelecer junto aos demais elos produtivos um plano estratégico de promoção da imagem e da comunicação voltadas à sustentabilidade do café brasileiro, incluindo as questões ambientais e cumprimentos dos requisitos legais.
Dentro do pilar de comunicação voltada a sustentabilidade, buscando a disseminação das informações de Boas Práticas Agrícolas e uso correto e seguro de agroquímicos, o Cecafé tem atuado junto ao Ministério das Relações Exteriores, em parceria com a European Coffee Federation e diversas organizações do agronegócio brasileiro, na busca por diálogo e de estratégias viáveis junto aos órgãos técnico-científicos da União Europeia.
No âmbito interno, o Cecafé tem atuado proativamente em ações de educação, comunicação, pesquisa e monitoramento de herbicidas no café verde. Somado a isso, o Conselho participou da elaboração do Manual de Boas Práticas Agrícolas para o Controle de Plantas Daninhas, com orientações sobre o uso de herbicidas. Este material informativo e ilustrativo, foi construído de forma coletiva, especialmente para produtores, agrônomos e técnicos do café, e contém um alerta importante sobre os Limites Máximos de Resíduos aceitos para herbicidas no café.
Lançado em abril do corrente ano, o manual foi elaborado a partir de uma construção coletiva e é parte da Iniciativa “Uso Responsável de Agroquímicos ” da qual o Cecafé é parceiro da Plataforma Brasil de Sustentabilidade do Café (GCP Brasil), que visa promover a disseminação de boas práticas agrícolas relacionadas ao uso de agroquímicos no Brasil.
No conteúdo do manual são abordados os seguintes assuntos: manejo do mato, importância da matéria orgânica como cobertura do solo para conservação do solo e da água, controle mecânico, como também itens sobre a utilização correta da tecnologia da aplicação, com cuidados adicionais em relação a deriva e contaminação das folhas do cafeeiro, regulagem dos equipamentos, uso correto de bicos e pontas de acordo com instruções de rotulagem e alternância dos mecanismos de ação dos herbicidas.
Também é ressaltada a importância de utilização de herbicidas específicos para controle de plantas daninhas e utilização de equipamentos de proteção individual sempre que houver manipulação de qualquer agroquímico.
Na busca por um diálogo maduro e por uma promoção de um debate responsável entre os diversos elos da cadeia produtiva relacionada a cafeicultura, o Cecafé vem participando de diversas inciativas de práticas sustentáveis no campo.
Nesta agenda de comunicação e de promoção da imagem do café brasileiro, o Cecafé continuará a atuar proativamente no âmbito interno e externo na defesa dos interesses de seus associados. Aliada a crescente preocupação de muitas organizações, nacionais e internacionais sobre qualidade e resíduos no café, a participação em diversos eventos como mesas redondas, rodadas de conversa, dias-de-campo, workshops e reuniões se faz necessário, com o objetivo e desafio de proporcionar uma maior compreensão sobre o tema e uma comunicação direta com agrônomos, extensionistas, técnicos para promover a conscientização dos agricultores. Também estão ocorrendo ações envolvendo treinamentos, intercâmbio com pesquisadores e professores universitários e diálogos com órgãos regulatórios, entre outros.
O Cecafé acredita que a discussão sobre as melhores práticas e uma melhor compreensão sobre as ações desenvolvidas são um caminho para alcançar a sustentabilidade. E continuará seguindo em direção a sua missão: trilhando o caminho certo para um futuro cada vez mais sustentável e ambientalmente responsável.
Link para acessar a cartilha: https://bit.ly/3dDEPOG




