Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino
“
Foto: Incaper / Ibitirama
O Dia de Campo em Café Arábica “Qualidade e Produtividade ” foi realizado em Ibitirama.
“Qualidade com produtividade ” no Café Arábica: é o que desejam muitos cafeicultores capixabas. E pra que isso se torne realidade nas lavouras, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou um dia de campo em Ibitirama. Mais de 90 pessoas, entre técnicos e produtores de vários municípios da região, participaram do evento.
“Apesar da cafeicultura estar em ascensão, tanto a produtividade quanto a qualidade ainda deixam a desejar algumas vezes. Eventos como este, além de proporcionar intercâmbios com municípios tradicionalmente produtores de café arábica, como é o caso de Iúna, Irupi e Brejetuba, mostram claramente as diversas tecnologias já disponíveis e em franca utilização, capazes de elevar a produtividade das lavouras e proporcionar a produção de cafés de qualidade superior, com base no tripé da sustentabilidade. Isso agrega valor ao produto comercializado e proporciona a permanência, de forma digna, do agricultor e sua família no meio rural ”, avaliou Aristodemos de Paiva Hassem, extensionista do Incaper em Ibitirama.
O evento envolveu servidores do Incaper que atuam em diversos municípios capixabas. O extensionista Matheus Fonseca de Souza, do Incaper de Iúna, falou a respeito da implantação das lavouras de café arábica. As tecnologias para a produção de cafés especiais foi o tema abordado na estação conduzida pelo extensionista Fabiano Tristão, do Incaper de Brejetuba. A poda e o manejo das lavouras de café arábica foram assuntos apresentados pelo pesquisador Abraão Carlos Verdin Filho, da Fazenda Experimental de Marilândia.
O café arábica é a principal atividade geradora de emprego e renda de Ibitirama. Atualmente, o município possui 8 mil hectares em produção, e cerca de 500 hectares de lavouras em formação. A produtividade média no município é de 150 mil sacas de café por ano.
Programa Café Sustentável
O Dia de Campo em Café Arábica “Qualidade e Produtividade ”, realizado em Ibitirama, faz parte das ações em prol da cafeicultura sustentável no Espírito Santo, visando à implantação do Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC). O CSC consiste em um conjunto de normas e pontos comuns para produzir café com qualidade e sustentabilidade no Brasil e no mundo. Trata-se de uma das ações do Programa Café Sustentável, coordenado pelo extensionista do Incaper Lucio Herzog De Muner. “O nosso maior objetivo é implementar as ações de sustentabilidade da cafeicultura capixaba, em 350 propriedades rurais de arábica e conilon que serão referências nos municípios ”.
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves – juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre &ndash, luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus &ndash, tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho – vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
fonte: INCAPER





