pube
Cafeicultura

Faes participa de seminários sobre trabalho na cafeicultura

por Assessoria de Comunicação Faes

em 31/07/2024 às 5h00

2 min de leitura

Faes participa de seminários sobre trabalho na cafeicultura

Foto: Divulgação

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes) participa de seminários sobre “O Pacto do Trabalho Decente e a Mecanização na Cafeicultura”, promovidos pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Espírito Santo (SRTE/ES). Previstos para as duas últimas semanas de julho, os encontros acontecem em alguns municípios da região sul capixaba devido à época de colheita do café arábica.

Durante essas reuniões, com lideranças, empresários, produtores e trabalhadores, diversos temas serão discutidos como os cenários e exigências do mercado externo, trabalho decente e legal, trabalho ilegal e condições análogas à escravidão, além de segurança e saúde no trabalho. Os seminários aconteceram em Iúna na última quarta-feira (24), em Ibatiba na quinta (25) e terminou em Brejetuba na terça (30).

pube

As agendas integram parte das atividades da Mesa Tripartite de Diálogo Permanente na Cafeicultura do Espírito Santo, composta pela representação patronal rural (Faes), pelos trabalhadores (Fetaes) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que tem como intuito discutir boas práticas de trabalho decente no setor e propor melhorias e ações para segurança e saúde dos trabalhadores, visando aumentar a produtividade e preservar o potencial econômico do setor agrícola.

O presidente da Faes, Júlio Rocha, ressalta a importância dessa ação. “Esse diálogo e cooperação entre as entidades são fundamentais para o setor agropecuário capixaba, pois conscientiza o cumprimento das normas trabalhistas, essencial para garantir os direitos dos trabalhadores e empregadores e, consequentemente, evitar multas e processos judiciais”.

No primeiro semestre do ano, as entidades realizaram o mesmo seminário na região norte capixaba, durante a colheita do café conilon nos municípios de Linhares, Boa Esperança, Nova Venécia, Rio Bananal, São Mateus e Jaguaré, sendo este o maior produtor nacional deste tipo.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!