Exportações de café caem 22%, mas receita bate recorde na safra 25/26

Exportações de café do Brasil caem 22% no início da safra 2025/26, mas receita atinge recorde de US$ 2,14 bilhões, aponta Cepea

Foto: divulgação

As exportações brasileiras de café começaram a safra 2025/26 em queda. Segundo dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) analisados pelo Cepea, o país embarcou 5,89 milhões de sacas entre julho e agosto deste ano. O volume representa retração de 22,3% em relação ao mesmo período da temporada anterior, ou 1,695 milhão de sacas a menos, sendo o menor patamar desde 2022/23.

Pesquisadores apontam que o desempenho limitado decorre, principalmente, da menor colheita na safra atual e, em parte, do impacto da sobretaxa imposta pelos Estados Unidos. O país, que tradicionalmente liderava como destino do café brasileiro, perdeu em agosto a posição para a Alemanha.

Apesar da queda nos embarques, a receita com as vendas externas atingiu recorde no início da temporada. Com preços médios em dólar mais altos, o Brasil arrecadou US$ 2,14 bilhões entre julho e agosto, o maior valor já registrado para o período.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos