Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 22 de janeiro

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou um documento, em formato digital, que apresenta soluções para evitar a disseminação da doença dos cancros, nos ramos do cafeeiro conilon e reduzir prejuízos à cafeicultura.
São autores os pesquisadores do Incaper, Inorbert de Melo Lima, José Aires Ventura, Hélcio Costa e Abraão Carlos Verdin Filho; do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Antônio Fernando de Souza; e da Universidade do Espírito Santo (Ufes – Campus Alegre), Willian Bucker Moraes.
Nos últimos anos a cafeicultura do conilon capixaba vem passando por um desafio fitossanitário, com o surgimento de cancros nos ramos desses cafés que, consequentemente, podem gerar uma drástica redução da produção e morte prematura das plantas.
A produção do documento teve apoio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Consórcio Pesquisa Café e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Acesse: Doc308-cancrodosramosdocafeeiro-Incaper.pdf




