Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou um documento, em formato digital, que apresenta soluções para evitar a disseminação da doença dos cancros, nos ramos do cafeeiro conilon e reduzir prejuízos à cafeicultura.
São autores os pesquisadores do Incaper, Inorbert de Melo Lima, José Aires Ventura, Hélcio Costa e Abraão Carlos Verdin Filho; do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Antônio Fernando de Souza; e da Universidade do Espírito Santo (Ufes – Campus Alegre), Willian Bucker Moraes.
Nos últimos anos a cafeicultura do conilon capixaba vem passando por um desafio fitossanitário, com o surgimento de cancros nos ramos desses cafés que, consequentemente, podem gerar uma drástica redução da produção e morte prematura das plantas.
A produção do documento teve apoio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Consórcio Pesquisa Café e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Acesse: Doc308-cancrodosramosdocafeeiro-Incaper.pdf




