Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizará, na próxima quarta-feira (10), em Rio Bananal, o Dia Especial: Tecnologias para a Cafeicultura. O encontro, no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), reunirá agricultores, viveiristas, estudantes e técnicos para uma tarde de palestras e debates sobre práticas sustentáveis para o café conilon, com destaque para orientações sobre o uso correto do paper pot na produção de mudas.
A tecnologia — introduzida no Estado pelo Incaper e validada em pesquisas do instituto — consiste em um recipiente biodegradável que tem apresentado excelente desempenho na produção de mudas clonais, favorecendo o desenvolvimento radicular e evitando problemas comuns em recipientes plásticos. Estudos realizados pela Fazenda Experimental de Marilândia (FEM) ao longo de oito anos identificaram que o modelo ideal é o de aproximadamente 5 centímetros de diâmetro por 15 de altura.
Apesar dos avanços, o pesquisador Abraão Carlos Verdin Filho alerta para a necessidade de atenção ao uso adequado. “O paper pot vem ganhando muito espaço na cafeicultura capixaba, mas temos observado algumas inadequações na utilização, como o uso de papéis que não são biodegradáveis e dimensões incorretas dos recipientes. Esses detalhes fazem toda a diferença no resultado final da lavoura e no impacto ambiental do sistema de produção. Por isso estamos buscando orientar os produtores, técnicos e viveiristas sobre as recomendações corretas”, destaca.
Além dos benefícios agronômicos, o paper pot reduz resíduos plásticos, facilita o plantio e melhora a logística nos viveiros. As pesquisas continuam avançando na FEM, com foco em substratos, manejo nutricional e novos materiais biodegradáveis.
O tema será aprofundado na mesa-redonda “Uso do Paper Pot na Cafeicultura”, às 16 horas, sob a mediação do pesquisador Rodrigo Altoé. A programação inclui ainda palestra da extensionista Laiz de Oliveira Silva sobre manejo eficiente da água e apresentação de Verdin sobre tecnologias para produção de mudas clonais. O evento tem início às 13h30 e encerra às 17 horas.
A ação é realizada pelo Incaper, em parceria com a Prefeitura de Rio Bananal, a Secretaria Municipal de Agricultura e o Programa Raízes do Conhecimento.




