Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

“
O café produzido pel?o produtor José Alexandre Abreu de Lacerda?, ?no Sítio? ?Córrego ?Pedra Menina, em Dores do Rio Preto, no Sul do Espírito Santo?, foi o vencedor do 13º Concurso Nacional da Associação Brasileira da Indústria de Café (A?BIC?) de Qualidade do Café?, ?que recebeu nota final de 8,60 pontos, numa escala de 0 a 10?.
José Alexandre e sua família fazem parte de um seleto grupo de produtores do Caparaó, da região de Forquilha do Rio, em Dores do Rio Preto (ES), na divisa com Minas Gerais que vem se destacando em vários concursos, devido à qualidade diferenciada implantada na produção de cafés especiais. “”Não tem segredo, tem muito trabalho e dedicação e o apoio de vários parceiros, como o Governo do Estado, a Prefeitura Municipal, o Incaper e a Caparaó Júnior que nos acompanham diretamente em nossas propriedades””, esclarece o agricultor campeão.
A primeira etapa de classificação do concurso, realizada em dezembro, contou com a avaliação de um júri técnico, integrado por provadores e especialistas. Na ocasião?, ?o microlote do produtor José Alexandre? já havia sido considerado o melhor, obtendo a nota de 8,43 pontos (peso de 70% na nota final).
As outras duas etapas do concurso aconteceram este mês, e compreenderam a nota de sustentabilidade da propriedade (15%) e a avaliação do júri popular (15%), integrado por consumidores dos quatro estados participantes. A soma de todas estas notas resultou na pontuação final de 8,60 e confirmou a vitória do café do produtor capixaba.
Nesta quinta-feira (26), a A?BIC? começou o leilão dos 8 lotes dos cafés finalistas no concurso, que depois se transformarão na edição especial dos melhores cafés do Brasil. As empresas campeãs do leilão serão premiadas e anunciadas em cerimônia especial no mês de abril.
Com informações de Victoria Varejão, do G1 ES / TV Gazeta





