pube
Cafeicultura

De Linhares para Dubai: cafeicultor representou o ES no World Of Coffe

por Comunicação Senar-ES

em 02/03/2025 às 5h00

4 min de leitura

De Linhares para Dubai: cafeicultor representou o ES no World Of Coffe

Foto: divulgação

A cafeicultura capixaba esteve presente no World Of Coffee. O produtor de Linhares e membro da Comissão Técnica de Cafeicultura da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes), Clério Rampinelli, foi para Dubai por meio do Agro.BR, programa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), representar o Espírito Santo na feira de café que é considerada uma das maiores do mundo.

O evento que aconteceu de 10 a 14 de fevereiro, foi uma oportunidade de negócio para os profissionais do setor cafeeiro. Reunindo produtores, baristas e empresários, a feira internacional conectou compradores e importadores de diversos países.

O produtor capixaba afirma que sua experiência expandiu seus horizontes. De acordo com Clério, os números de reuniões feitas pela equipe brasileira atendida pelo Agro.BR é de se surpreender. “Foram mais de 100 reuniões, com cerca de 25 países. Eu mesmo fiz rodadas de negócios com 14 países. Como por exemplo França, Argélia, Emirados Árabes, Oman, Irã, Áustria, entre outros”, destaca.

A analista técnica da Faes, Lidiane Gomes, que é corresponsável pelo programa no estado, explica que produtores em qualquer etapa de exportação pode entrar para o Agro.BR, com CNPJ ou apenas com o CPF.

pube

“O produtor pode estar naquela fase inicial de exportação, em que ainda vai ter que adequar o seu produto para exportar, melhorar a rotulagem, procurar certificações. E o consultor do programa vai dar todo esse suporte. Em outros casos o produtor já entra no programa com o produto pronto para exportar e o Agro.BR apoia na comunicação do vendedor com o possível comprador no exterior, fazendo rodadas de negócios, virtuais ou presenciais”, afirma.

Além disso, o Agro.BR oferece capacitação, videoaulas e ebooks, com o auxílio de um consultor especializado em exportação, e fornece um portfólio – que seria uma propaganda do produto – em cinco línguas: português, inglês, árabe, chinês e espanhol.

No evento, o cafeicultor percebeu o valor do café brasileiro para o público do exterior. “O café começa a ganhar valor quando o produto tem origem. O empresário passa a valorizar nosso café quando ele entende como é feito, como sai da roça, como é torrado, quem faz o nosso café, como é servido… E é isso que eu vim representar. Não somente o meu café de Linhares, mas o café capixaba”, destaca Rampinelli.

World Of Coffee

World Of Coffee, “Mundo do Café” em tradução livre, é uma feira internacional organizada pela Specialty Coffee Association (SCA) “Associação de Cafés Especiais”, e acontece em diferentes cidades de diferentes países.

A programação durante os dias de evento conta com palestras, workshops, rodadas de negócios, cuppings, premiações, entre outras atividades relacionadas ao café.

Outras duas edições do World Of Coffee estão previstas para esse ano: em Jacarta, na Indonésia, no mês de maio; e em Genebra, na Suíça, no mês de junho.

Agro.BR

Desenvolvido pela CNA em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), o Agro.BR visa aumentar o número de empreendedores rurais brasileiros no comércio internacional.

Atualmente, são 847 produtos de todo o país cadastrados no programa. De acordo com o Agro.BR, o agronegócio brasileiro fornece alimentos para mais de 1 bilhão de pessoas no mundo, sendo o Brasil o 3º maior fornecedor de alimentos, com 180 países de destino das exportações brasileiras.

Os interessados em participar do programa devem estar atentos às inscrições para o próximo ciclo. As datas e novidades do programa são divulgadas no site da CNA: cnabrasil.org.br/projetos-e-programas/agro-br.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!