Mais lidas 🔥

Previsão do tempo
Primeiras ondas de frio do outono devem chegar entre maio e junho

Mercado do café
Conflito no Oriente Médio volta a elevar preço do café

Inovação na cafeicultura capixaba
Clones de café: a chave para a produtividade na cafeicultura capixaba

Clima
Chance de El Niño em 2026 aumenta e já chega a 62%, dizem modelos

Alerta meteorológico
Espírito Santo entra em alerta duplo para chuvas intensas; veja as cidades afetadas

Em Sinop (MT), o desempenho de 50 clones de café robusta foi apresentado em Dia de Campo realizado na última sexta-feira (3/5), resultado da parceria entre a Empaer-MT, a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT) e a Embrapa. O evento contou com cerca de 240 participantes, grupo formado principalmente por cafeicultores iniciantes e técnicos, e teve como missão avaliar as melhores cultivares de robusta para as condições mato-grossenses, com foco crescente na qualidade da bebida.
Dentre as dezenas de cultivares avaliadas no campo experimental de Sinop, a diversidade de opções é notável. Houve clones selecionados pelos produtores rurais rondonienses, outros pelos agricultores do Mato Grosso, somados às seleções técnicas dos pesquisadores da Embrapa Rondônia. “Como próximo passo, a gente ainda ainda tem que avaliar pelo menos mais duas safras para ter uma indicação de quais são as melhores genéticas”, adianta o pesquisador da Embrapa Café Marcelo Curitiba, presente no evento.
O potencial qualitativo do café mato-grossense foi importante pauta do evento. Os participantes puderam provar aroma e sabor de 25 das 50 cultivares testadas, e a expectativa é que a produção do estado seja nacionalmente competitiva nesse aspecto. “Nós provocamos os produtores a participarem dos concursos de qualidade nacionais como o realizado na Semana Internacional do Café (SIC) e a Florada Premiada, promovida pela empresa 3 Corações. Nós também estamos planejando para o próximo ano um concurso de qualidade estadual no Mato Grosso”, avisa Curitiba. O pesquisador destaca a participação de Douglas Gonzaga de Sousa, coordenador do Centro de Cafés Especiais do Espírito Santos (Cecafes), do Incaper (ES). “Ele participou da avaliação da qualidade da primeira safra. O resultado ainda não é conclusivo, mas já é um bom indicativo”, pontua.




