Boas floradas

Chuvas impulsionam expectativa para a safra de café 2026/27

Precipitações de setembro favoreceram a floração do café e animam produtores para a safra, vista como crucial para recompor estoques globais

Foto: Foto: Asscom/Seag

As chuvas registradas em meados de setembro animaram cafeicultores brasileiros, especialmente no Sudeste, onde devem favorecer o desenvolvimento da safra 2026/27. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os produtores aguardam a abertura das flores na maior parte das lavouras de arábica, movimento que começou a ser observado no fim do mês passado e deve se intensificar nos primeiros dias de outubro.

Em regiões irrigadas, já há relatos de floradas significativas, sinalizando bom potencial produtivo. Nas áreas de sequeiro, no entanto, a floração está mais atrasada. Para especialistas, a continuidade das chuvas neste momento é fundamental para evitar o abortamento das flores já abertas e assegurar o desenvolvimento da produção.

A safra 2026/27 é aguardada com grande expectativa pelo mercado internacional, já que a temporada 2025/26 apresentou desempenho abaixo do esperado no beneficiamento dos lotes, informou o Cepea. Assim, qualquer sinal de redução no potencial produtivo da próxima colheita aumenta a insegurança dos agentes e intensifica a volatilidade nas cotações do café.

Sobre o autor Fernanda Zandonadi Desde 2001, Fernanda Zandonadi atua como jornalista, destacando-se pelo alto profissionalismo e pela excelência na escrita de suas reportagens especiais. Tem um conhecimento aprofundado em agronegócio, cooperativismo e economia, com a habilidade de traduzir temas complexos em textos de grande impacto e relevância. Seu rigor e qualidade na apuração e narração de histórias do setor garantiram que seu trabalho fosse constantemente reconhecido pela crítica especializada, o que a levou a conquistar múltiplas distinções e reconhecimentos em premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos