Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

As chuvas registradas em meados de setembro animaram cafeicultores brasileiros, especialmente no Sudeste, onde devem favorecer o desenvolvimento da safra 2026/27. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os produtores aguardam a abertura das flores na maior parte das lavouras de arábica, movimento que começou a ser observado no fim do mês passado e deve se intensificar nos primeiros dias de outubro.
Em regiões irrigadas, já há relatos de floradas significativas, sinalizando bom potencial produtivo. Nas áreas de sequeiro, no entanto, a floração está mais atrasada. Para especialistas, a continuidade das chuvas neste momento é fundamental para evitar o abortamento das flores já abertas e assegurar o desenvolvimento da produção.
A safra 2026/27 é aguardada com grande expectativa pelo mercado internacional, já que a temporada 2025/26 apresentou desempenho abaixo do esperado no beneficiamento dos lotes, informou o Cepea. Assim, qualquer sinal de redução no potencial produtivo da próxima colheita aumenta a insegurança dos agentes e intensifica a volatilidade nas cotações do café.





