Chuvas aliviam parte das preocupações quanto à safra 2020 de café
por Assessoria de imprensa Cepea
em 06/11/2019 às 11h37
2 min de leitura

Siga nosso Instagram: @conexaosafra
Chuvas no encerramento de outubro em importantes regiões produtoras de arábica aliviaram parte das preocupações de cafeicultores quanto à safra 2020/21. As precipitações, que foram dispersas e em diferentes volumes entre as praças levantadas pelo Cepea, por enquanto, ajudaram no início do desenvolvimento dos chumbinhos.
Segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), entre 26 de outubro e 3 de novembro, enquanto as estações de Manhuaçu (Zona da Mata &ndash, MG), Londrina (PR), Franca (Mogiana &ndash, SP) e Patrocínio (Cerrado Mineiro) registraram precipitações de 31 a 84 mm, em Varginha (Sul de Minas) e Marília (Garça &ndash, SP), não houve acumulados significativos de chuvas.
Cafeicultores de regiões em que as chuvas somaram baixo volume ainda não registram prejuízos, mas já começam a se atentar, à espera de mais precipitações. Vale lembrar que, até meados de outubro, chuvas escassas e altas temperaturas resultaram em queda de algumas flores em lavouras mais novas.
Para os próximos dias, a Climatempo indica chuvas para as regiões de café arábica. Mesmo que o clima siga favorável daqui para frente, alguns cafeicultores relatam que parte das lavouras não deve atingir o potencial produtivo na próxima temporada, uma vez que os cafezais não estão em condições fisiológicas excelentes.
Agora, caso as chuvas sigam irregulares, a peneira dos cafés e a qualidade dos lotes podem ser prejudicadas, reduzindo o rendimento durante o beneficiamento dos grãos. No geral, estimativas mais precisas sobre a produção e a qualidade da safra 2020/21 poderão ser feitas apenas após o enchimento e a granação.
Mais Conexão Safra
ROBUSTA &ndash, Nas últimas semanas, não foram verificadas chuvas expressivas nos cafezais de robusta do Espírito Santo. Até o momento, apesar do registro da queda de alguns chumbinhos, agentes não acreditam em grandes impactos na produção de 2020/21. Entretanto, é essencial o retorno de precipitações mais volumosas para o bom desenvolvimento da safra, especialmente em dezembro, quando se inicia o enchimento dos grãos.
Já em Rondônia, boas chuvas têm sido registradas, sendo que o desenvolvimento da temporada 2020/21 tem ocorrido de forma satisfatória. Segundo dados do Inmet, apenas entre 26 de outubro e 4 de novembro, a estação de Cacoal registou 77,8 mm de precipitação.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!