Mais lidas 🔥

Empreendedorismo no café
Empreendedor transforma Kombi em ponto de venda dos cafés de qualidade que ele mesmo produz

Dia do Agricultor
Do concreto ao cafezal: uma história de transformação no interior capixaba

Investigação
Operação prende suspeitos de fraude na comercialização de café no sul do ES

Política agrícola
Projeto cria preço mínimo para proteger produtores de cacau

28 de julho, Dia do Agricultor
O café que trouxe uma geração de volta ao sítio centenário

Foi oficializada, na última sexta-feira (18), em Muqui, uma parceria entre a NetZero, green tech franco-brasileira, com a Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (Cafesul). A cerimônia contou com a presença de autoridades estaduais e dezenas de produtores, consolidando um novo capítulo na história da agricultura regional.
O evento ocorreu na sede da cooperativa e trata-se do primeiro contrato de biomassa com a Cooperativa Cafesul, que conta mais de 180 cooperados.

O presidente da Cafesul, Carlos Renato Theodoro falou da importância da parceria. ”Tivemos uma adesão grande de associações e de produtores. É um projeto que a Cafesul acredita, pois vai trabalhar a pegada de carbono. Para uma cooperativa certificada como a nossa (fairtrade), que sempre trabalhou a sustentabilidade ambiental, social e econômica, é um passo muito importante”, disse.
O biochar, um carvão vegetal produzido em condições de baixa oxigenação, tem se mostrado uma solução inovadora para combater as mudanças climáticas e melhorar a fertilidade do solo. A parceria com a NetZero permitirá que os cooperados da Cafesul transformem as cascas de café, um resíduo da produção, em um recurso valioso para a agricultura.

A NetZero já possui duas fábricas de biochar em Minas Gerais e no Espírito Santo. Nesses locais, as cascas de café coletadas dos produtores são transformadas em biochar por meio de um processo de pirólise. Parte do biochar é devolvido gratuitamente aos produtores, enquanto o restante pode ser adquirido a um preço subsidiado.
“Para nós, é uma alegria poder firmar esta importante parceria com uma cooperativa tão relevante para a região quanto a Cafesul. A NetZero tem entre os seus propósitos fortalecer a agricultura sustentável, por meio do descarte sustentável de resíduos, e incentivar o desenvolvimento rural, e essa parceria é a materialização disso”, afirma Pedro de Figueiredo, cofundador e CEO da NetZero no Brasil.
Resultados promissores
Estudos realizados pela NetZero em parceria com renomadas universidades brasileiras demonstraram que a aplicação de biochar nas lavouras de café pode aumentar a produtividade em mais de 20%. Além disso, o biochar melhora a estrutura do solo, aumenta a retenção de água e nutrientes, e reduz a emissão de gases do efeito estufa.






