Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 22 de janeiro

Foi oficializada, na última sexta-feira (18), em Muqui, uma parceria entre a NetZero, green tech franco-brasileira, com a Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (Cafesul). A cerimônia contou com a presença de autoridades estaduais e dezenas de produtores, consolidando um novo capítulo na história da agricultura regional.
O evento ocorreu na sede da cooperativa e trata-se do primeiro contrato de biomassa com a Cooperativa Cafesul, que conta mais de 180 cooperados.

O presidente da Cafesul, Carlos Renato Theodoro falou da importância da parceria. ”Tivemos uma adesão grande de associações e de produtores. É um projeto que a Cafesul acredita, pois vai trabalhar a pegada de carbono. Para uma cooperativa certificada como a nossa (fairtrade), que sempre trabalhou a sustentabilidade ambiental, social e econômica, é um passo muito importante”, disse.
O biochar, um carvão vegetal produzido em condições de baixa oxigenação, tem se mostrado uma solução inovadora para combater as mudanças climáticas e melhorar a fertilidade do solo. A parceria com a NetZero permitirá que os cooperados da Cafesul transformem as cascas de café, um resíduo da produção, em um recurso valioso para a agricultura.

A NetZero já possui duas fábricas de biochar em Minas Gerais e no Espírito Santo. Nesses locais, as cascas de café coletadas dos produtores são transformadas em biochar por meio de um processo de pirólise. Parte do biochar é devolvido gratuitamente aos produtores, enquanto o restante pode ser adquirido a um preço subsidiado.
“Para nós, é uma alegria poder firmar esta importante parceria com uma cooperativa tão relevante para a região quanto a Cafesul. A NetZero tem entre os seus propósitos fortalecer a agricultura sustentável, por meio do descarte sustentável de resíduos, e incentivar o desenvolvimento rural, e essa parceria é a materialização disso”, afirma Pedro de Figueiredo, cofundador e CEO da NetZero no Brasil.
Resultados promissores
Estudos realizados pela NetZero em parceria com renomadas universidades brasileiras demonstraram que a aplicação de biochar nas lavouras de café pode aumentar a produtividade em mais de 20%. Além disso, o biochar melhora a estrutura do solo, aumenta a retenção de água e nutrientes, e reduz a emissão de gases do efeito estufa.






