Café conilon especial é tema de debate em Venda Nova, neste fim de semana

Evento de valorização do café será realizado neste sábado (2) e domingo (3)

foto: Ailton Pimenta



Até a última década, só se falava de cafés especiais do tipo arábica, primeira espécie a ser cultivada comercialmente no mundo. Nos últimos anos, porém, pesquisa e aperfeiçoamento das técnicas de cultivo e beneficiamento têm revelado o potencial do café conilon (robusta), antes utilizado somente na composição de outras bebidas (blends).


Essa espécie, já comercializada também como “origem única ”, tem conquistado cada vez mais espaço no mercado, ganhando visibilidade em concursos e mostras específicas, como
na Semana Internacional do Café de Belo Horizonte (MG), e no primeiro Cupping Promocional do café Conilon, que foi realizado em outubro último em Venda Nova do Imigrante, na região Serrana do Espírito Santo.


O mesmo município será cenário para o Coletivo de Portas Abertas, evento de valorização do café que será realizado neste sábado e domingo (2 e 3). A proposta é promover informação e comunicação em um encontro com todos os pilares da produção de café especial, que engloba desde o produtor até o consumidor.


Mercado

No sábado (2), Lucas Venturim, diretor comercial da Fazenda Venturim, vai falar sobre esse novo mercado de café conilon especial, em um encontro em que serão reunidos produtores Minas Gerais e do Espírito Santo, compradores, empresários, consumidores, entre outros.


Para Lucas, o aumento da fatia de mercado atendida pelos cafés robustas somado ao crescimento exponencial e consistente do segmento de cafés diferenciados e especiais, apontam para um cenário seguro para o café conilon de qualidade. “O consumidor quer ter mais opções no segmento de cafés especiais, e a reação das pessoas ao conhecerem essa novidade tem sido muito positiva. ”


O Coletivo de Portas Abertas ainda terá apresentações, oficinas, exposições e shows. O evento é organizado pelo Coletivo Café e apoiado pelo Sebrae ES e pela Prefeitura de Venda Nova do Imigrante.


Sobre o café Fazenda Venturim

O café Fazenda Venturim é produzido no município de São Domingos do Norte, no Noroeste do Espírito Santo. O café, do tipo Robusta (conilon), se destaca pela inovação na oferta do fruto sem misturas, algo novo no mercado brasileiro e até mundial. O produto é comercializado torrado e moído, torrado em grãos e em cápsulas compatíveis com o sistema Nespresso. Além das vendas via internet, por meio do site da Fazenda Venturim (fazendaventurim.com.br), os produtos estão disponíveis em cafeterias selecionadas no Espírito Santo e em Minas Gerais.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos