Café com sustentabilidade é tema de encontro no Norte do Estado

O Espírito Santo é o 2º maior produtor brasileiro de café, com expressiva produção de arábica e conilon. É responsável por 22% da produção brasileira. Foto: Tatiana Caus/Incaper Começou nesta terça-feira (27), no município de Pinheiros, no Norte do Estado, o treinamento sobre técnicas de colheita e pós-colheita do café, com enfoque em sustentabilidade. Agricultores […]

O Espírito Santo é o 2º maior produtor brasileiro de café, com expressiva produção de arábica e conilon. É responsável por 22% da produção brasileira.
Foto: Tatiana Caus/Incaper


Começou nesta terça-feira (27), no município de Pinheiros, no Norte do Estado, o treinamento sobre técnicas de colheita e pós-colheita do café, com enfoque em sustentabilidade. Agricultores do município de Governador Lindenberg receberão o mesmo treinamento a partir desta quarta-feira (28).

O encontro é fruto de mais uma parceria entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf), a Sicoob e a Cooabriel. Na ocasião, os agricultores presentes também são orientados pela Heringer e por representantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – via campus de São Mateus (Ceunes).

A programação para os dois municípios contemplará um conteúdo teórico a partir dos assuntos: coleta de amostras de solos e folhas, o uso correto de corretivos e fertilizantes, procedência, causas e formas de evitar defeitos na colheita, secagem, beneficiamento e armazenamento do café, redução da produção de defeitos no processo colheita e pós-colheita, visando agregação de valor ao café, alternativas de secagem e beneficiamento em terreiro coberto e secador, além de recomendações técnicas para instalação de pluviômetros.

Ao final das apresentações, os agricultores serão acompanhados até as propriedades dos agricultores familiares, Fernando Tellau, em Pinheiros e Antônio Jejeski, em Governador Lindenberg, para conhecer tecnicamente sobre a coleta de amostra de solos, alternativa de secagem em terreiro coberto e sobre os métodos para a instalação de pluviômetros. Na ocasião, serão distribuídos 35 deles para monitoramento em cada treinamento.

Serão selecionados produtores para participarem do Programa de “Retirada de Amostra de Solo e folhas e Interpretação de Resultados e Adubação corretos ” &ndash, um convênio entre o Incaper, a Fertilizantes Heringer, a Cooabriel, o Sicoob e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Cada produtor do programa poderá ter até quatro análises na lavoura ficando apenas com o custo de 1/3 dessas análises.

“Esse auxílio aos agricultores já existe diariamente, mas dessa vez, após a colheita do café, eles poderão contar com os estudantes para recolher de maneira correta as amostras de solo nas propriedades, assim como o monitoramento das adubações posteriores ”, explicou o chefe local do Incaper em Governador Lindenberg, Jair Antônio Toso.

No município, os agricultores também poderão participar de uma palestra e discussão a respeito do manejo da lavoura e controle, visando a diminuição dos ataques da praga Cochonilha Branca da Roseta. “O café representa, hoje, a maior fonte de renda de nossos agricultores e a demanda de produtores tem aumentado quanto ao auxílio em relação a renovação das lavouras e irrigação ”, contou o extensionista do Incaper lotado em Pinheiros, Joesse de Oliveira Junior.

fonte: INCAPER

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos