pube
Cafeicultura

Café com Futuro debate inovação e sustentabilidade no agro capixaba

por Redação Conexão Safra

em 15/10/2025 às 5h04

3 min de leitura

Café com Futuro debate inovação e sustentabilidade no agro capixaba

Foto: Guilhermo Recla/Seag

Siga nosso Instagram: @conexaosafra

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) realizou, nesta quarta-feira (14), o evento Café com Futuro, em parceria com o Findeslab e com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da consultoria em inovação Inventta. O encontro, realizado na sede do Findeslab, em Vitória, reuniu lideranças, empresários, pesquisadores e representantes de instituições públicas e privadas para discutir as transformações do agronegócio capixaba, com foco em inovação, sustentabilidade e eficiência produtiva.

O objetivo foi estimular o intercâmbio de experiências e apresentar as estratégias tecnológicas aplicadas por diferentes instituições de inovação do Espírito Santo, especialmente os hubs que mantêm proximidade com o agro.

pube

Inovação e cooperação no campo

A Seag foi representada pelo subsecretário de Desenvolvimento Rural, Michel Tesch, e pelo gerente de Planejamento Rural, Guilhermo Recla, que ministraram a palestra “Cenário Atual – Ecossistema de Inovação no Agro do Espírito Santo”. Eles destacaram as ações do Programa de Estruturação do Ecossistema de Inovação do Agro Capixaba, que integra ciência, tecnologia e saberes tradicionais para impulsionar a competitividade e o desenvolvimento sustentável da agropecuária.

“O agro capixaba está vivendo uma nova fase, marcada pela inovação e pela colaboração entre governo, produtores, universidades e o setor privado. O Ecossistema de Inovação do Agro Capixaba é um instrumento estratégico que conecta pessoas, ideias e tecnologias para gerar resultados concretos. Nosso objetivo é transformar conhecimento em produtividade, sustentabilidade e renda para quem vive e produz no campo”, afirmou Michel Tesch.

Casos práticos e metodologias ativas

Durante o evento, o Instituto Senai de Tecnologia e Eficiência Operacional (ISTEO-ES) apresentou cases de sucesso em máquinas, equipamentos e metodologias voltadas à otimização de processos e aumento da eficiência operacional no agronegócio.

Em seguida, os participantes participaram de uma dinâmica baseada na metodologia ativa “Fishbowl”, técnica interativa que estimula o diálogo entre especialistas e público. A atividade abordou ações do Ecossistema de Inovação do Agro Capixaba, com ênfase na identificação de invenções rurais com potencial de gerar novos negócios e tecnologias.

Inovação como ponte para o futuro

O Café com Futuro integra as ações do Governo do Estado e da Findeslab para aproximar indústria, inovação e agricultura, promovendo conexões entre diferentes setores e ampliando as oportunidades de desenvolvimento sustentável no Espírito Santo.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!