Brasil conhece novos campeões de Latte Art e Coffee in Good Spirits
Eduardo Olímpio (à esq.) foi o barista com melhor performance na arte de desenhar com leite vaporizado no café especial e Leonardo Oliva (à dir.) o que demonstrou as melhores habilidades de mixologista no preparo de drinks à base do produto
por Assessoria de Comunicação BSCA
em 13/04/2025 às 5h02
7 min de leitura

Foto: divulgação
Siga nosso intagram: @conexaosafra
O Brasil conheceu, no último domingo, seus novos campeões de barismo. Após três dias de disputa, Eduardo Olímpio, de São Paulo (SP), levou o título do Campeonato Brasileiro de Latte Art, e Leonardo Oliva, de Curitiba (PR), levantou o caneco do certame nacional de Coffee in Good Spirits (CIGS). Ambas as competições, realizadas pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), ocorreram no Shopping OKA Floripa, em Florianópolis (SC), de 4 a 6 de abril.
Latte Art
A competição estimula a criatividade e põe em prova a arte dos baristas brasileiros no desenho com leite vaporizado na xícara com café especial. Em sua performance, que rendeu o título, Olímpio apresentou um cavalo, um chimpanzé e um grande urso.
“O treino e o tempo de preparo que tive foram curtos, de aproximadamente um mês, desde quando o campeonato foi anunciado. Desde o início, já pensei em artes que são muito mais visuais, obviamente empregando técnica, para que os juízes pudessem visualizar e entender de cara quais seriam meus desenhos”, revela o campeão, que conquistou pela segunda vez a competição.
Ele conta que vem falando com muitas pessoas da cena do barismo e dos cafés especiais para honrar um pensamento antigo, que é explorar seu limite e apresentar algo novo se tivesse uma nova oportunidade de ir ao mundial. “Estou bem feliz. Tentarei algo que ainda nunca tenha feito para despertar a curiosidade. Minha expectativa, a minha meta, é mirar pelo menos uma final de mundial. Quero chegar preparado para tentar confrontar os grandes nomes do Latte Art internacional”, comenta.
Segundo Olímpio, a realização dos campeonatos de barismo por BSCA e ApexBrasil são de extrema importância para promoverem os baristas brasileiros. “Os campeonatos ajudam muito a promover a profissão. Os baristas ficam conhecidos nas cenas nacional e internacional, passam a ser patrocinados por marcas do setor. Desde quando venci meu primeiro campeonato, senti que a minha vida mudou”, afirma.

Foto: divulgação
Além do campeão, o Campeonato Brasileiro de Latte Art 2025 teve Tiago Rocha (à esq.), de Curitiba, como vice-campeão, e Vinicius Dias (à dir.), de São Paulo, completando o pódio. Com o título, Eduardo Olímpio reforça seu passaporte como embaixador dos cafés especiais e dos baristas brasileiros e disputará a competição mundial da categoria, em Genebra, na Suíça, entre 26 e 28 de junho de 2025.
Coffee in Good Spirits
A competição nacional de CIGS atesta a habilidade de “mixologista” dos baristas, que precisam apresentar duas bebidas quentes idênticas e outras duas bebidas frias, também semelhantes, para valorizar o preparo de drinks alcoólicos tendo o café especial como base.
O novo campeão Leonardo Oliva conta que começou a se preparar por volta de julho do ano passado, depois de ter conquistado o terceiro lugar desse mesmo campeonato. “Passei a buscar ideias e tive um insight de falar sobre cachaça e café, duas bebidas que tenho um apreço muito grande”, conta.
Os coquetéis que apresentou e renderam o título da competição representavam algumas das etapas do processo de produção da cachaça, como colheita, fermentação e destilação. Para dar equilíbrio aos drinks, ele utilizou ingredientes como caldo e melaço de cana-de-açúcar, hidromel feito de casca de café, vinho fortificado espanhol, CO2 para gaseificação de uma das bebidas, blend de cachaças envelhecidas em carvalho americano e em jequitibá, cajuína destilada a frio, ácido lático, uísque e, claro, café especial brasileiro.
Assim como o campeão de Latte Art, Oliva destaca o importante papel dos organizadores dos campeonatos brasileiros no cenário do barismo. “Com a BSCA e a ApexBrasil sempre realizando campeonatos como este, de altíssimo patamar nacional, conseguimos aumentar o nível dos competidores e dos profissionais como um todo, pois mesmo os baristas que não competem tomam como inspiração aqueles que estão na competição. Promover campeonatos e eventos como este fortalece muito a cena do barismo brasileiro, fazendo com que as pessoas busquem cada vez mais conhecimento e tenham sede de aprender e provar coisas diferentes”, enaltece.
Mais Conexão Safra

Foto: divulgação
Além do vencedor, o Campeonato Brasileiro de Coffee in Good Spirits teve o pódio completado pelo vice-campeão, Daniel Munari (à dir.), de Curitiba, e pelo terceiro colocado Emerson Nascimento (à esq.), do Rio de Janeiro (RJ). Com o título, Oliva é mais um embaixador do barismo e dos cafés especiais do Brasil pelo mundo e, de 26 a 28 de junho, se juntará a Eduardo Olímpio, em Genebra, para disputar o mundial da sua categoria.
“Confesso que ainda está caindo a ficha. Não pensei muito sobre expectativas, só estou focado em polir tudo o que preciso nas minhas receitas e na minha apresentação, melhorar o máximo possível e corrigir o que for necessário. Comecei a conversar com muitas pessoas, já no dia seguinte à conquista, para saber que caminhos posso seguir e quais coisas fazer… acho que o Brasil será muito bem representado. Sei o empenho que estou tendo e o esforço que estou empregando para representar todos os baristas brasileiros”, conclui.
Os Campeonatos Brasileiros de Latte Art e Coffee in Good Spirits tiveram como anfitriã a Ranan Treinamentos e Cursos. O café oficial foi o Brasitália, o leite da competição foi o Nude e o maquinário oficial veio da Astoria. Os eventos tiveram apoio do Shopping OKA Floripa, Bijajica, Cumbuca, Impomac, Liqda e Café Cultura. O apoio técnico veio da Achega Café e o de mídia da Revista Espresso.
Campeonatos Brasileiros de barismo
Desde 2016, a BSCA é National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos da competição em todo o mundo. Essa condição concede à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, que levam os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: Barista, Latte Arte, Brewers Cup, Coffee in Good Spirits, Cup Tasters, Roasters e Cezve Ibrik (café turco) – não realizado no Brasil.
Brazil. The Coffee Nation
Os campeonatos brasileiros de barismo integram as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, realizado pela BSCA em parceria com a ApexBrasil com foco na promoção comercial do café especial brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, diversidade e sustentabilidade. A iniciativa tem o objetivo de apresentar o Brasil como uma nação dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés especiais e que investe ativamente para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de direito social e ambiental.
Com vigência até agosto de 2025, uma das prioridades do projeto será investir em ações de qualificação e diversificação, com foco no apoio aos produtores de café canéfora (robusta e conilon) especial do país, nas certificações de qualidade e de sustentabilidade e nos cafés especiais produzidos por mulheres, fomentando a equidade de gênero na cafeicultura brasileira e a capacitação de provadoras profissionais de café.
O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!