Associação dos cafeicultores da Índia estima perda acima de 70% da safra

A produção de plantações, incluindo café, pimenta e cardamomo, que inicialmente deve ser boa nesta temporada no Estado, está marcada para um declínio acentuado, já que as chuvas que atingiram Kodagu, Hassan e Chikkamagaluru causaram danos em larga escala às plantações. Enquanto o Coffee Board se recusou a estimar as perdas citando a falta de […]

A produção de plantações, incluindo café, pimenta e cardamomo, que inicialmente deve ser boa nesta temporada no Estado, está marcada para um declínio acentuado, já que as chuvas que atingiram Kodagu, Hassan e Chikkamagaluru causaram danos em larga escala às plantações.

Enquanto o Coffee Board se recusou a estimar as perdas citando a falta de dados de campo, a associação de plantadores estimou as perdas de safras acima de 70%.

A precipitação excessiva e o subseq&uuml,ente aumento na umidade levaram à queda de grãos de café e danos às plantas de pimenta e cardamomo nos três principais distritos produtores de café no Estado. Em Kodagu, os deslizamentos de terra causaram danos severos às propriedades.

A umidade ameaçou a propagação de doenças fúngicas, incluindo a podridão negra, que poderia afetar ainda mais a cultura em pé. O Conselho do Café, que tradicionalmente lança a estimativa inicial de produção, ainda não apresentou os dados este ano, uma vez que a coleta de dados de campo foi dificultada pelas chuvas na última quinzena. Aliás, Karnataka produziu 3,7 milhões de sacas ou 70% do total de café cultivado no país em 2017, mas esse número pode sofrer uma queda acentuada neste ano.

Enquanto a Associação de Plantadores de Karnataka colocou a perda de colheita acima de 70% que poderia se transformar em uma perda de cerca de 2,5 para
3,3 milhões de sacas, incluindo danos às fazendas, a Federação de Cultivares de Karnataka fixou as perdas em cerca de 3,3 milhões de sacas . “A avaliação das perdas de culturas será retomada depois que o trabalho de resgate e assistência for concluído”, disse uma autoridade do Coffee Board. Chefe Ministro H.D. Kumaraswamy, em coletiva de imprensa, disse que o Estado não pode imediatamente pedir indenização por plantações, incluindo café, pimenta, cardamomo e areca, já que a avaliação deve ser feita e um relatório abrangente deve ser submetido.

“Quando a estação começou, os plantadores estavam alegres e também estávamos esperançosos de uma boa safra este ano. A indústria esperava uma produção maior do que a relatada no ano passado. No entanto, a avaliação inicial da produção não pôde ser concluída, uma vez que as chuvas vieram no caminho e agora a perda de colheitas devido a enchentes e chuvas ”, disse uma autoridade sênior

“Depois da florada, esperavam que os cafeicultores tivessem um bom rendimento pelo menos melhor do que nos últimos dois anos. No entanto, as coisas mudaram rapidamente nas últimas três semanas e agora não temos certeza se as bagas durarão até novembro devido à umidade ”, disse um plantador em Somwarpet.

Segundo outro funcionário, pode levar algum tempo até que a perda de safra seja medida. “Teremos que realizar uma pesquisa de propriedades junto com funcionários da receita depois que o trabalho de resgate e assistência for concluído”, disse o funcionário.

Fonte: The Hindu

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos