pube
Cafeicultura

Apoio às cooperativas, PAEX e Capacitacoop são destaques na reunião setorial do Café

por Assessoria de Comunicação OCB/ES

em 09/06/2020 às 16h58

3 min de leitura

Apoio às cooperativas, PAEX e Capacitacoop são destaques na reunião setorial do Café

(Foto: *Divulgação)


O apoio fundamental do Sistema OCB/ES às cooperativas de café, a profissionalização, a melhoria da gestão nas Cooperativas por meio do programa PROGESCOOP/PAEX e as capacitações online via Capacitacoop foram assuntos de destaque entre os dirigentes, presidentes e gestores de cooperativas capixabas durante a Reunião Setorial do Café. O encontro, que aconteceu de maneira virtual na última quinta-feira (04), contou com a participação de cinco cooperativas.

Pensada para estreitar o contato com as cooperativas, as reuniões setoriais visam apresentar os desdobramentos das atividades desempenhadas pelo Sistema OCB/ES ao longo dos últimos meses, promover uma conversa sobre os impactos do distanciamento social nas cooperativas, no setor e na vida dos cooperados, e debater informações do mercado e as demandas do segmento. Realizada por meio da plataforma Microsoft Teams, a conversa contou com a presença das cooperativas Cafesul, Cooabriel, Coocafé, Coopbac e
Coopeavi.

pube

Após a explanação e prestação de contas sobre a atuação do Sistema OCB/ES no primeiro semestre de 2020, as cooperativas destacaram a relevância do trabalho desempenhado pela unidade estadual do cooperativismo no Espírito Santo. Foi reforçado que, mesmo com a adoção o teletrabalho, os atendimentos do Sistema OCB/ES às demandas das cooperativas não sofreram prejuízos.

As cooperativas ainda acrescentaram que o contexto de crise econômica tem estimulado o crescimento do cooperativismo no setor cafeeiro, dado o esforço empreendido na busca por novas soluções para algumas dificuldades.

Durante a reunião, foi ressaltada a importância do apoio à profissionalização através da implementação de um modelo de gestão estratégica para as cooperativas. Por meio do programa PROGESCOOP/PAEX, incentivado pelo Sistema OCB/ES, importantes mudanças aconteceram nas cooperativas, o que trouxe bons resultados para os cooperados, esse foi outro fator avaliado como importante para o crescimento do cooperativismo no Espírito Santo.

Também foi elogiado pelos dirigentes, presidentes e gestores presentes na reunião a nova modalidade do Capacitacoop. Eles enfatizaram que, com a plataforma virtual, o tempo e o custo com os deslocamentos para participar de capacitações, que até então aconteciam na sede do Sistema OCB/ES, foram eliminados, culminando em ganho de produtividade. O suporte prestado pelo Sistema às cooperativas para a adequação de atividades presenciais para a modalidade online também foi parabenizada pelos participantes.

Entre as sugestões mencionadas, estão a intensificação das cobranças junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para mais assertividade nas previsões de safras, especialmente através de uma maior abertura da instituição com as cooperativas, possibilitando coletas de informações que possam gerar dados mais realistas e menores prejuízos financeiros.

Outras questões citadas foram a continuidade dos pleitos de emendas parlamentares do cooperativismo capixaba, cujos valores poderão ter reduções em virtude do redirecionamento dos recursos para o setor da saúde, e a redução do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para o café conilon, negociação que o Sistema OCB/ES segue conduzindo com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) junto à Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz).

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!