Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realiza, de 5 a 7 de novembro, em Belo Horizonte (MG), a segunda etapa da edição Cafés Especiais do programa Exporta Mais Brasil, com uma agenda de promoção comercial integrada à Semana Internacional do Café (SIC), um dos maiores eventos do setor no mundo.
A ação reunirá 24 compradores estrangeiros vindos das Américas (Estados Unidos, Canadá e Chile), Europa (Espanha, Portugal, Polônia, Croácia, Rússia, Geórgia e Estônia), Oriente Médio (Emirados Árabes Unidos, Israel e Palestina), África (África do Sul, Moçambique, Marrocos e Egito), Sudeste Asiático (Índia e Tailândia) e Extremo Oriente (China). Eles participarão de cuppings temáticos, rodadas de negócios e palestras técnicas ao longo da SIC, com foco na promoção da qualidade, sustentabilidade e diversidade dos cafés brasileiros.
Realizar essa etapa dentro da Semana Internacional do Café amplia de forma significativa a visibilidade mundial do café brasileiro. Essa ação que acontece no âmbito do programa Exporta Mais Brasil, começou na região Norte, apresentando os robustas amazônicos, continua na SIC e segue para as regiões da Mata de Minas e Caparaó, conectando os compradores internacionais a 122 produtores de cafés especiais brasileiros”, destaca Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.
A etapa de Belo Horizonte dá sequência à jornada iniciada nos dias 2 e 3 de novembro, em Rio Branco (AC), quando o programa apresentou o café robusta amazônico produzido no Acre e em Rondônia a compradores internacionais, por meio de visitas técnicas a fazendas e cooperativas, atividades de cupping e encontros de negócios. “No Acre, vivemos um momento histórico para o café da Amazônia, com o lançamento do The Best of Canephora, que é o primeiro concurso internacional dedicado aos robustas amazônicos, e o anúncio de um curso de formação de provadores profissionais de café que será realizado na região Norte em fevereiro de 2026. Essas iniciativas, sem dúvida, reforçam a qualidade e o reconhecimento do café amazônico no cenário mundial”, ressalta Viana.
Após a SIC, os compradores seguem para as regiões de Matas de Minas (MG) e Caparaó (MG/ES), entre os dias 8 e 14 de novembro, onde terão novas agendas de negócios e visitas a produtores locais reconhecidos pela excelência na produção de cafés de montanha e microlotes premiados.
O programa Exporta Mais Brasil conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional). Nesta edição, também recebe o apoio setorial da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e de associações regionais de produtores: Conselho das Entidades de Café de Matas de Minas, Associação de Produtores de Cafés Especiais do Caparaó (APEC) e Cafeicultores Associados da Região de Matas de Rondônia (CAFERON).
Parceria pelos cafés especiais brasileiros
A ApexBrasil e a BSCA mantêm uma parceria estratégica voltada à promoção internacional e ao fortalecimento das exportações de cafés especiais brasileiros. O projeto conjunto tem impulsionado o crescimento das empresas apoiadas, que registraram alta de 36,9% nas exportações até setembro de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior, considerando os 10 principais países importadores, superando o desempenho médio nacional (32,7%). Entre os destaques estão a China (+99,8%), o Reino Unido (+97%), a Turquia (+87,1%) e o Japão (+58,5%), refletindo a diversificação e o avanço do café brasileiro em mercados emergentes e de alto valor agregado.
Entre 2025 e 2027, o projeto prevê o apoio a 650 empresas e a movimentação de US$ 7,6 bilhões em exportações, consolidando a presença do Brasil como referência global em qualidade, sustentabilidade e inovação.
Sobre a Semana Internacional do Café (SIC)
Realizada anualmente no Expominas, em Belo Horizonte (MG), a Semana Internacional do Café é o maior encontro da cadeia produtiva do setor no Brasil e um dos principais do mundo. O evento reúne milhares de profissionais, produtores, torrefadores, exportadores, baristas e especialistas, promovendo debates, degustações, palestras e rodadas de negócios. A Semana Internacional do Café (SIC) é uma realização da Espresso&CO, do Sistema Faemg Senar, do Sebrae e do Governo de Minas Gerais, com o objetivo de fortalecer a imagem do café brasileiro no cenário global e fomentar o consumo interno e as exportações.
Sobre o programa Exporta Mais Brasil
Criado pela ApexBrasil, o Exporta Mais Brasil tem o objetivo de aproximar o comércio exterior de empreendedores de todas as regiões do país, potencializando exportações e oportunidades de negócios. Por meio do programa, empresas de diferentes setores participam de rodadas de negócios, missões comerciais e ações de promoção internacional, conectando diretamente produtores brasileiros a compradores estrangeiros.
Entre 2023 e 2024, o programa Exporta Mais Brasil realizou 28 edições, apoiando 875 empresas brasileiras, promovendo a vinda de 305 compradores internacionais de 65 países e gerando R$ 553 milhões em negócios, consolidando o Brasil como um dos principais fornecedores de produtos de alto valor agregado no mercado global.
Serviço
Exporta Mais Brasil – Cafés Especiais
2ª etapa – Belo Horizonte (MG): 5 a 8 de novembro
Local: Semana Internacional do Café (SIC) – Expominas





