Mais lidas 🔥

Empreendedorismo no café
Empreendedor transforma Kombi em ponto de venda dos cafés de qualidade que ele mesmo produz

Dia do Agricultor
Do concreto ao cafezal: uma história de transformação no interior capixaba

Investigação
Operação prende suspeitos de fraude na comercialização de café no sul do ES

Política agrícola
Projeto cria preço mínimo para proteger produtores de cacau

Mercado do boi
Preço do boi gordo convergem entre estados produtores
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) assinou, nesta sexta-feira (02), contrato com a Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc), da Universidade de Lavras, em Minas Gerais, para suporte técnico ao Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam).
O diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, explicou que o sistema é utilizado para diferentes atividades do órgão, sobretudo o Cadastro Ambiental Rural (CAR). “Precisamos avançar na integração dos dados estaduais ao Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), desenvolver novas funcionalidades e implementar algumas melhorias. A Fundecc possui amplo conhecimento e experiência no tema, por ser a única instituição responsável pelo desenvolvimento e manutenção da plataforma do Sistema Nacional até o momento, sendo responsável, ainda, pela execução de serviços de evolução e customizações da plataforma para outros estados. Além disso, conseguimos uma economia significativa, reduzindo em 50% os custos para suporte e manutenção do Simlam, ”, destacou Louzada.
De acordo com o subgerente de Controle Florestal do Idaf, Pedro Heyerdhal, a previsão é que os trabalhos já comecem na próxima segunda-feira (05). “Já temos uma reunião agendada para apresentar as principais demandas. Uma delas é que precisaremos implementar o uso de um novo plugin em substituição ao Flash, utilizado, atualmente, para o trabalho de geoprocessamento, uma vez que os principais navegadores não utilizarão mais essa tecnologia a partir de 2021. Além disso, pretendemos avançar na integração das informações do Simlam com o Sicar, inserindo os dados de análises do CAR no sistema nacional, já que atualmente apenas as inscrições estão integradas. Isso irá conferir a divulgação de números mais condizentes com a atuação do Espírito Santo no que se refere ao Cadastro Ambiental Rural ”, explicou.
Simlam
O Simlam foi implantado no Idaf em 2012 para integrar informações e processos em uma plataforma on-line, conferindo mais agilidade e transparência aos processos do órgão. Inicialmente, foi utilizado exclusivamente pela área florestal, ampliando depois a abrangência para outros setores, como defesa sanitária vegetal e cartografia.




