Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

A distribuição do primeiro lote das 50 mil mudas enxertadas de cacaueiros, via Processo Seletivo da Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares, já começou. No momento, 10 mil unidades estão sendo retiradas pelos produtores, nos dois viveiros credenciados que estão fornecendo as mudas para o Município. Cada muda, que sairá ao produtor a R$ 2,80, pode custar até R$ 7 no mercado.
Os valores são subsidiados pelo Programa Municipal de Revitalização da Cultura do Cacau, e a contrapartida dos produtores atendidos com as mudas, são via guia de recolhimento, o Documento de Arrecadação Municipal (DAM), emitido pela Prefeitura de Linhares. O crédito pago vai direto para o Fundo de Apoio à Cacauicultura do Município, e serão revertidos para investimentos no setor.
O produtor Samuel Duarte Batista, que tem localidade em Perobas, fez a retirada de mil unidades. “Sou filho de produtores de cacau e nascido nas Perobas. Já planto cacau e essas mudas vão ajudar a impulsionar minhas lavouras. Espero que tenha mais incentivos como estes, pois tenho uma área ainda para plantar”, disse o produtor.
O secretário Municipal de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, frisou que o processo seletivo contempla mudas das variedades PS 1319, CCN 51, PH 1, FA 13 e SJ 02. “Além de receber as mudas, os produtores participarão de capacitações e assistência técnica pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o Senar, e, os que manifestarem interesse, receberão esse acompanhamento”, informou o secretário.
Cada produtor tem feito a retirada de até mil mudas, de acordo com a quantidade solicitada no ato da inscrição. No final do mês de maio, mais 10 mil serão distribuídas no segundo lote e a previsão é concluir as entregas em setembro deste ano. Esse é o terceiro edital e, em outros dois processos seletivos, já foram distribuídas 60 mil mudas.




