pube
Cacauicultura

Estudo demonstra a realidade socioeconômica de produtores de cacau do litoral sul da Bahia

Uma das primeiras regiões produtoras de cacau do Brasil ainda sente efeitos econômicos causados pela vassoura-de-bruxa, mas avança em educação e extensão rural

por Notícias Agrícolas

em 06/04/2021 às 10h23

2 min de leitura

Estudo demonstra a realidade socioeconômica de produtores de cacau do litoral sul da Bahia

Um Estudo realizado pelo Instituto Floresta Viva, com apoio da Cocoa Action, iniciativa da Fundação Mundial do Cacau e cooperação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e da Universidade Brown dos EUA, demonstrou a realidade socioeconômica dos produtores de cacau do litoral sul da Bahia.
Clique aqui para ver o estudo na íntegra.

A região foi uma das primeiras a produzir cacau no Brasil e sofreu arduamente com a doença vassoura-de-bruxa, que quase dizimou as lavouras brasileiros. Reflexos que são sentidos até hoje, com produtores pouco a pouco se recuperando economicamente. Por outro lado, a educação e as ações de extensão rural na região tem aumentado, resultando em produtores cada vez mais qualificados na adoção de manejos do cacau.

pube

O setor de cacau está passando por um revolução de mercado, muito similar ao que aconteceu com o setor de cafés especiais há alguns anos atrás. A cacauicultura brasileira, que sofreu com grandes perdas devido à doença vassoura de bruxa, vem se reinventando para conquistar novos mercados e dessa forma competir com o mercado internacional.

Nesse contexto, os termos “bean to bar” (do grão à barra)
e “tree to bar” (da árvore à barra) se tornaram duas grandes vertentes de marketing que demonstram essa evolução. Assim como no café, o estímulo do “faça você mesmo” tem trazido novos interesses para o mercado de cacau e também novos olhares para o setor de chocolates.

O objetivo do podcast “Do Grão à Barra” é mostrar as histórias por trás desses avanços e assim, mostrar também como os produtores de cacau e o setor de chocolates está crescendo no Brasil. A cacauicultura brasileira é recheada de histórias de conquistas coletivas, de avanços sociais e de crescimento em busca pela sustentabilidade, já que o cacau é uma planta nativa da Amazônia e pode representar o Brasil em pautas relacionadas ao agronegócio ambientalista.

Foto de capa: Leandro Fidelis

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!