Mais lidas 🔥

Empreendedorismo no café
Empreendedor transforma Kombi em ponto de venda dos cafés de qualidade que ele mesmo produz

Dia do Agricultor
Do concreto ao cafezal: uma história de transformação no interior capixaba

Investigação
Operação prende suspeitos de fraude na comercialização de café no sul do ES

Política agrícola
Projeto cria preço mínimo para proteger produtores de cacau

28 de julho, Dia do Agricultor
O café que trouxe uma geração de volta ao sítio centenário

Adesão ao CAR é estendida. Foto: Mapa
Os produtores rurais terão até o dia 31 de dezembro para aderir ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). O novo prazo foi anunciado na semana passada e publicado no Diário Oficial da União, em decreto assinado pelo presidente Michel Temer.
A extensão do prazo, que terminaria em 31 de maio, era um pleito do setor do agronegócio e refletia o pedido de muitos proprietários rurais que ainda não tinham conseguido regularizar suas informações. O CAR está previsto no Código Florestal (Lei 12.651/2012) e é obrigatório para todos os imóveis rurais, inclusive aqueles que não possuam irregularidade alguma.
O CAR é um registro eletrônico, uma espécie de raio-X, formando base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil. O levantamento também serve de base planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.
Os produtores com passivos a serem regularizados devem, primeiramente, cadastrar suas propriedades no CAR. Desta forma, poderão aderir ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).
A Confederação de Agricultura e Pecuária (CNA) foi uma das entidades que defenderam a prorrogação do prazo por diversas razões, dentre elas a dificuldade de muitos pequenos agricultores e pecuaristas, principalmente nas regiões onde os imóveis não foram cadastrados, que ficariam impedidos de operar credito rural e comercializar seus produtos.
Segundo a entidade, esse cadastramento é de vital importância não só para o monitoramento ambiental, estabelecido na lei, mas para a continuidade das atividades dos produtores. “Além disso, segundo a Lei 12.651, cabe ao poder público prestar apoio ao pequeno produtor quando houver impossibilidade de o mesmo custear os levantamentos necessários ao cadastramento da reserva legal, havendo inclusive iniciativas nesse sentido que seriam perdidas com o fim do prazo de cadastramento ”, afirma a entidade em nota.
A entidade orienta a todos aqueles que não possuem condições financeiras de efetivar o cadastramento que busquem apoio junto ao órgão ambiental de seu estado para receber o auxílio técnico necessário à inscrição de seu imóvel no CAR.
fonte: MAPA





