Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O município da Serra sedia, na quarta-feira (13) e quinta-feira (14), o Seminário Estadual de Aquicultura. O evento vai abordar, com palestras e discussões, os elos da cadeia de produção, com participações de diversos órgãos. O seminário acontece no auditório da Faculdade UCL, em Manguinhos.
O encontro é uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Prefeitura da Serra, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e Secretaria da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag).
A programação traz temas que vão desde a produção, beneficiamento, comercialização, regularização ambiental, assistência técnica até a extensão aquícola.
“É um arranjo produtivo estratégico que vamos trabalhar para fortalecer e desenvolver ainda mais, compreendendo características de cada região e considerando a diversificação no setor rural e potencial que o Estado tem”, ressalta o diretor-presidente do Incaper, Franco Fiorot.
Na programação, palestrantes vinculados ao Ministério da Pesca e Aquicultura; Seag; Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri; Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf/ES); e empresas privadas com atuação no setor. “É a oportunidade de promover o intercâmbio entre instituições de outros estados para troca de experiências e criar subsídios para a elaboração de políticas públicas do setor”, explicou a coordenadora do seminário e extensionista da equipe de Aquicultura do Incaper, Lucimary Ferri.
Aquicultura e pesca
Com o objetivo de potencializar a aquicultura e a pesca no Espírito Santo, o Incaper desenvolve trabalhos prioritários com as comunidades produtoras, por meio de ações de extensão e pesquisa que visam ao levantamento de áreas potenciais para a aquicultura.
O Instituto também desenvolve ações visam à implementação e adequação técnica de estruturas de cultivo de forma a potencializar a capacidade de produção, ao apoio à regularização ambiental das atividades aquícolas por meio da elaboração do Parecer de Viabilidade Técnica e Ambiental e à promoção da capacitação das famílias produtoras para uma produção mais técnica e para a gestão de empreendimentos aquícolas e pesqueiros.
Programação:
14/09 – Quinta-feira
8h – Experiência: Associação dos pescadores da Lagoa do Juara em Jacaraípe -Cedmar Dias de Oliveira, aquicultor;
8h30 – Produção, beneficiamento e comercialização de tilápia em Linhares – Antônio Roberte – Piscicultura Vale dos Lagos / Euder Pedroni – Alapescados;
10h – Regularização de Agroindústria de Pescado – Karem Cristina Poltronieri, médica veterinária, subgerente de Registro e Fiscalização de Agroindústria – IDAF
10h30 – Discussão e encaminhamentos para o desenvolvimento da Política Estadual da Aquicultura;
13h30 – Organização em cooperativa e integração para maior eficiência produtiva e econômica na aquicultura – Rui Donizete Teixeira, médico veterinário, chefe da divisão do Departamento de Indústria do Pescado – Ministério da Pesca e Aquicultura;
14h30 – Atuação da COOPRAM na comercialização de tilápias no Espírito Santo – Darli José Schaefer, diretor presidente da Cooperativa de Empreendedores Rurais de Domingos Martins(COOPRAM);
15h30 – Discussão e encaminhamentos para o desenvolvimento da Política Estadual da Aquicultura
Serviço:
Seminário Estadual de Aquicultura
Data: 13 e 14 de Setembro
Hora: 08h às 17h
Inscrições: https://forms.gle/fFJVrTSLGj7DSgWT6
Local: Auditório da UCL – ES 010 – Km 06, Manguinhos. Serra, ES




