Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

O ano de 2022 foi bom para a produção de suínos no Espírito Santo. Foram 25.011 toneladas abatidas, ante 23.610 no ano anterior. Com o aumento da produção também no país, a participação do Espírito Santo no total nacional permaneceu a mesma: 0,48%.
O ano de 2023 foi marcado na suinocultura, assim como na avicultura, pela prevenção. Se a gripe aviária gerou novos mecanismos sanitários no plantel, a Peste Suína Clássica, mesmo o Estado sendo considerado área livre da doença, também foi alvo de um trabalho de atenção e profilaxia por parte de entes públicos e privados.
E a vigilância preventiva é sempre necessária. Em dezembro de 2023, por exemplo, auditores fiscais federais agropecuários identificaram um caso de Peste Suína Clássica em um criadouro de subsistência em Parnaíba, município do Norte do Piauí. Na ocasião, a propriedade foi interditada e o serviço veterinário estadual adotou procedimentos de controle e eliminação do foco.
Entre os trabalhos estão desinfecção da área afetada, investigações para rastreamento de provável origem e vínculos epidemiológicos, além de sacrifício dos animais.





