Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O Anuário do Agronegócio Capixaba de 2023 será uma ode à vida no campo e uma volta às raízes. É o namoro do passado com o futuro, onde filhos da terra saíram em busca de conhecimento e oportunidades, mas voltaram para o interior de olho na qualidade de vida. O “espírito dos tempos”, afinal, é de frugalidade, qualidade de vida e estar com os pés no chão.
O êxodo urbano tem sido uma tendência crescente no Brasil nos últimos anos, especialmente durante e após a pandemia. Alguns exemplos: a população da cidade de Venda Nova do Imigrante, por exemplo, chegou a 23.831 pessoas no Censo de 2022, um aumento de 16,55% em comparação à pesquisa de 2010. Santa Maria de Jetibá também teve aumento de 21,75% no período, passando a 41.636 moradores. A população de Linhares chegou a 166.786 pessoas, aumento de 18,17%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados no final de junho.
Mas o impulso de “voltar às origens” talvez não tivesse virado ação se o interior não oferecesse alguns confortos urbanos e a informação e a tecnologia não estivessem tão disponíveis.
E esse êxodo é um jogo de ganha-ganha para as cidades menores. Se antes as oportunidades de emprego e carreira eram mais prósperas nos grandes centros, hoje o empreendedorismo rural também dá as cartas. São tantas as escolas técnicas e cursos de qualificação presenciais e on-line disponíveis para os jovens! É puro “suco de progresso sustentável”!
O anuário deste ano, claro, também traz informação de todas as principais culturas do Estado. Estão sendo preparadas páginas e mais páginas falando da produção, altos e baixos de cada um dos cultivos e a análise técnica sobre o que aconteceu com cada um durante o ano.
O Anuário do Agronegócio Capixaba vai circular em dezembro!





